Estudantes da Fundação Torino distribuem no centro de Belo Horizonte 350 coletâneas com textos em português e italiano de autores consagrados de diversos países
u BELO HORIZONTE – MG – Cerca de 200 jovens de 11 a 19 anos da Escola Internacional Fundação Torino, uma parceria pública privada mantida com apoio do Grupo Fiat e do governo italiano, distribuíram 350 livros para o público com textos de autores consagrados do Brasil, Portugal, Itália, Espanha e Argentina, no último dia 23 de setembro, sábado, no centro de Belo Horizonte. A iniciativa é realizada desde 2003 e já entregou aproximadamente 1.800 publicações em diversos pontos de Belo Horizonte. “Toda escola, seja ela pública ou particular, precisa dialogar com a comunidade na qual está inserida. Esse é o primeiro passo de um cidadão”, observa Daniela Mendes, coordenadora do projeto.
O maior objetivo do Atentado Poético é incentivar o hábito da leitura. A Câmara Brasileira do Livro constata que 61% dos brasileiros adultos alfabetizados têm muito pouco ou nenhum contato com livros. O estudo “Retrato de Leitura no Brasil”, realizado pela instituição, aponta ainda que entre as 17 milhões de pessoas que afirmam não gostar de ler livros, 11,5 milhões possuem até 8 anos de instrução. Com isso, país tem um índice muito baixo de leitura, com 1,8 livro por ano contra 7 livros per capita/ano na França.
“O Atentado Poético é uma conseqüência do trabalho didático-pedagógico que nós desenvolvemos na escola. Pretendemos oferecer aos nossos alunos uma formação cultural diferenciada e, primeiramente, devemos formá-los leitores”, explica Daniela Mendes. A preparação começou no início do ano, quando as turmas tiveram a oportunidade de escolher os autores e o trabalho que fariam sobre sua obra. Alguns optaram por análises, outras por pesquisa de textos e outros, ainda, tradução. O resultado é uma coletânea com mais de 60 páginas e textos em italiano, espanhol e inglês – com sua tradução para o português – o que ressalta a integração cultural dos povos promovida pela literatura.
Há obras, ou trechos delas, de autores consagrados da língua portuguesa como Mário Quintana, Vinícius de Moraes, José de Alencar, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Luis Fernando Veríssimo. A pesquisa avança para autores da antiguidade, como Boccacio (autor de Decameron) e Catulo (poeta romano do século 1 antes de Cristo), ou de inspiração folclórica latino-americana, como o argentino Atahualpa Yupanqui, ou ainda o modernista espanhol Antonio Machado (“Caminante, no hay camino, se hace camino al andar”).
No início de cada seção há explicações curtas sobre a importância das obras, em português e italiano, como um extra para o leitor. “Nosso intuito ao promover o Atentado Poético é compartilhar a experiência de nossos alunos enquanto leitores e produtores de textos”, observa Daniela Mendes.
Histórico – O Atentado Poético foi realizado pela primeira vez em 2003, inspirado na prática de deixar inadvertidamente livros em bancos, praças e outros locais públicos com a recomendação de que, depois de lidos, voltassem a ser colocados em lugares abertos para que outras pessoas dessem seqüência à leitura. Já foram distribuídos aproximadamente 1.800 livros em pontos da Grande Belo Horizonte como Praça da Liberdade, Praça JK, Barragem Santa Lúcia, Nova Lima, Aeroporto da Pampulha e Rodoviária de Belo Horizonte. Alguns livros distribuídos no passado foram encontrados em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados.
Fundação Torino – A Escola Internacional Fundação Torino conta hoje com aproximadamente 660 alunos da escola materna ao ensino médio (tradicional e técnico). Todos os estudantes recebem formação bilíngüe (português e italiano) desde a infância e contam com currículo reconhecido pelos ministérios da educação do Brasil e da Itália, que permite acesso a universidades da União Européia ao final do ensino médio e que contempla, ao longo da vida acadêmica, disciplinas como informática, artes, música, filosofia, economia, direito e a novos idiomas (inglês e espanhol). Há ainda o Curso de Línguas que promove o ensino do idioma e a difusão da cultura italianos no país.