Segundo estimativas do Grupo de Manutenção Automotiva, se a demanda se mantiver estável durante o ano, o setor de autopeças poderá registrar acréscimo de R$ 1 bilhão em 2009

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São Paulo, fevereiro de 2009 – Com a participação de grandes empresas de autopeças, equipamentos e serviços, a AUTOMEC 2009 (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado está confirmada para o período de 14 a 18 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Maior evento do setor na América Latina, a AUTOMEC tem o apoio das principais entidades do setor: SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e o co-apoio da ABRIVE (Associação Brasileira das Reparadoras Independentes de Veículos), ANDAP (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), SICAP (Sindicato do Comércio Atacadista de Peças e Acessórios para Veículos de São Paulo), SINCOPEÇAS (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e SINDIREPA-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo).

Para o presidente do SINDIREPA-SP, Antonio Fiola, que concedeu uma entrevista exclusiva à assessoria de imprensa do evento, “a feira tem tudo para ser um grande sucesso, como foi ao longo desses anos, inclusive já precisou que fosse desmembrada em dois segmentos – leves e pesados – por causa do vertiginoso crescimento deste importante evento para o setor brasileiro da reposição automotiva.”

Confira abaixo a opinião de Fiola em relação ao mercado de autopeças, crise internacional, perspectiva de crescimento, entre outras informações:

Assessoria AUTOMEC – Qual a sua visão sobre o mercado de autopeças no Brasil e no mundo?
Antonio Fiola – O setor de autopeças no mundo tem evoluído muito ao longo dos anos. As indústrias estão cada vez mais modernas para aplicarem altas tecnologias nos veículos. Hoje, os automóveis possuem uma série de recursos tecnológicos que possibilitam comandos capazes de fazerem maravilhas, como piloto automático e sensores no pára-choque, por exemplo. As evoluções tecnológicas rápidas são fruto dos volumosos investimentos das indústrias em engenharia de ponta. Faz parte de todo o processo para fabricação de automóveis. Com o advento da globalização, houve uma unificação da tecnologia que beneficiou as indústrias brasileiras. Hoje, um modelo é lançado na Europa e um pouco depois já chega ao Brasil. Claro que a indústria automobilística tem que se adaptar ao momento que o mundo vive e a tendência são modelos mais compactos para as cidades e que poluam menos. Aqui no Brasil a situação é um pouco diferente: ultrapassamos os 3 milhões de ve ículos em 2008 e, este ano, mesmo com a crise, os resultados de janeiro indicam que será um bom ano, não nos mesmos patamares dos últimos anos, mas terá um bom desempenho, o que já é excelente, se compararmos com as quedas bruscas de vendas nos Estados Unidos e Europa. Na cidade de São Paulo, com a ampliação da inspeção ambiental veicular, as oficinas terão um aumento ainda maior, basta que os empresários trabalhem para orientar o motorista a fazer uma revisão antes de passar pela inspeção da Prefeitura.

A A – Como o setor está reagindo diante da crise internacional? Houve queda nas vendas ou o setor mantém-se estável?
Fiola – O setor da reposição de veículos está aquecido. O varejo vem registrando crescimento médio de 5% desde outubro. Janeiro teve um movimento acima do esperado, sem falar que houve um aumento do ticket médio. Isso mostra que o motorista deixou de trocar o seu carro por um novo e está fazendo a manutenção do usado. As oficinas também registraram aumento do volume de serviços, principalmente em novembro e dezembro antes das férias. Janeiro, que deveria ser um mês mais parado, também está movimentado. Historicamente, o setor da reposição apresenta bom desempenho em épocas de crise e vem registrando crescimento médio de 10% nos últimos anos.

A A – Nessa mesma linha, qual é o papel do setor da reposição para a recuperação do setor?
Fiola – O papel da reposição é de extrema importância para alavancar a indústria que sofre com a queda nas vendas de novos. Segundo estimativas do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva), que reúne todas as entidades da reposição (SINDIPEÇAS, ANDAP, SINCOPEÇAS-SP e SINDIREPA-SP), se a demanda se mantiver estável durante o ano, o setor de autopeças poderá registrar acréscimo de R$ 1 bilhão em 2009, basta toda a cadeia se movimentar para que isso aconteça. O GMA já lançou uma campanha inédita de conscientização do motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo para garantir segurança, economia e redução de poluentes . O programa Carro 100% / Caminhão 100% já é uma marca respeitada por órgãos públicos e pela sociedade que tem revolucionado o conceito de manutenção no Brasil. Percebemos que o motorista, muitas vezes, não leva o seu veículo para revisões periódicas por falta de conhecimento. Cabe ao setor da reposição mudar ess e jogo de forma responsável, mostrando os benefícios da boa prática de manutenção. Já avançamos muito, mas precisamos continuar divulgando essa importante campanha institucional que, em 2009, entra em uma nova fase que visa capacitação dos profissionais da reparação por meio de cursos e também cursos de gestão aos empresários do setor. Todos devem estar engajados nesse movimento que veio para ficar.

A A – As estimativas de crescimento são de 10%, conforme o desempenho do setor nos últimos anos. Qual é o atual cenário do setor de reposição? A inspeção veicular trará perspectivas positivas? Como o senhor avalia esse desenvolvimento?
Fiola – O cenário para o setor da reposição é muito positivo. Sem dúvida que a inspeção ambiental na cidade de São Paulo trará um plus a mais, porém o importante é que o empresário trabalhe e aproveite as oportunidades. O reparador precisa se tornar um consultor do motorista e explicar a importância da manutenção periódica para garantir o bom funcionamento do veículo que, com o tempo e o uso, sofre o desgaste natural.

A A – Como pode ser dividido o setor de reposição? Ou melhor, qual é a proporção de pequenas e médias? – Quantas pessoas o setor emprega atualmente? Existe uma demanda para novas contratações?
Fiola – O ser da reposição no Brasil é dividido da seguinte forma:

Quadro resumo do potencial da cadeia de distribuição de autopeças

Elo da cadeia

 

2004

2005

2006

2007

Indústria de autopeças

Faturamento em R$ (bilhões)

7,3

7,6

7,8

8,8

Número de empresas

304

286

280

294

Empregos (mil)

25,1

24,2

23,9

27,1

Distribuição

Faturamento em R$ (bilhões)

8,2

9,0

9,2

10,5

Número de empresas

198

217

240

264

Empregos (mil)

33,1

33,3

37,0

38,9

Varejo

Faturamento em R$ (bilhões)

14,8

12,9

12,9

10,8

Número de empresas

40.000

38.000

35.000

33.250

Empregos (mil)

210,0

187,0

175,0

179,4

Oficinas

Faturamento em R$ (bilhões)

17,2

17,9

19,7

21,0

Número de empresas

119.643

102.035

92.448

94.759

Empregos (mil)

777,0

625,0

653,0

666,0

Total Geral

Faturamento em R$ (bilhões)

47,5

47,4

49,6

51,1

Número de empresas

60.145

140.538

127.968

128.567

Empregos (mil)

1.045,2

869,5

888,9

911,4

Observações:
Não inclui a rede de distribuição das montadoras (concessionárias).
O número de empregados da indústria de autopeças foi estimado de acordo com a participação da reposição no faturamento do setor.

A A – Quais as principais ações/reivindicações do setor junto ao governo?
Fiola – Todas as ações junto ao governo já foram tomadas por uma comissão do SINDIPEÇAS que relatou as dificuldades e possibilitou abertura de crédito para as empresas que sofreram os abalos da crise internacional por conta de serem multinacionais e cujas sedes se encontram no olho do furacão. O setor está bem articulado e busca diálogo com o governo para tratar dessas questões. Entre as principais reivindicações, pretendemos enviar uma carta ao congresso e ao senado para pleitear a votação da Inspeção Técnica Veicular, conforme projeto de lei nº 5.979 que está parado há anos. Acreditamos que este seja o momento propício para isso, pois apenas o Brasil e a Rússia que estão entre os 15 países que possuem as maiores frotas de veículos ainda não adotaram a inspeção de segurança. É inadmissível, já que o trânsito brasileiro mata todos os anos mais de 40 mil pessoas e deixa outras milhares com sequelas permanentes, sendo que o veículo mal mant ido pode se tornar uma arma em potencial. O setor não pode ficar de braços cruzados vendo isso acontecer.

A A – Qual a importância da AUTOMEC para o setor? 
Fiola – A AUTOMEC é o maior evento do setor na América Latina e conquistou esse posto devido à sua importância para o setor. Esperamos fazer uma ação importante e difundir o conceito da manutenção preventiva e da campanha Carro 100% / Caminhão 100%. A idéia é que as entidades ANDAP, SINCOPEÇAS-SP e SINDIREPA-SP se unam no mesmo espaço, criando uma área ampla com ambientação para apresentar o programa Carro 100% / Caminhão 100%. O SINDIREPA-SP também vai realizar o 4º Congresso da Reparação de Veículos do Estado de São Paulo que abordará temas da atualidade, entre os principais destaco o conceito da manutenção preventiva, pois é estimulando o consumidor de forma responsável que conseguiremos movimentar toda a cadeia da reposição automotiva. A feira tem tudo para ser um grande sucesso, como foi ao longo desses anos, inclusive já precisou que fosse desmembrada em dois segmentos leves e pesados por causa do vertiginoso crescimento deste impor tante evento para o setor brasileiro da reposição automotiva. 

A A – Quais as perspectivas da entidade em relação ao evento? 
Fiola – As perspectivas são as melhores possíveis e faremos de tudo para que a AUTOMEC seja um sucesso, estamos trabalhando para isso e também para que o 4º Congresso da Reparação de Veículos do Estado de São Paulo atraia o maior número de reparadores.

Mais informações:

AUTOMEC
Data: 14 a 18 de abril de 2009
Horário: Terça à sexta-feira, das 10h às 19h; Sábado, das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, Parque Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209,
Santana – São Paulo – SP
Visitação: Exclusivamente para industriais, comerciantes, compradores e técnicos do setor automotivo e afins. Proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados.
É obrigatória a apresentação de cartão comercial.
www.automecfeira.com.br