Em 2005, exportações cresceram 35,3% para o Mercosul e 45,6% para o Brasil, comparando-se com o ano anterior. Numerosas foram as iniciativas realizadas pela Unipro e Cosmexport, em colaboração com o ICE e a Promos para promover a indústria italiana.
u São Paulo – SP – A Cosmoprof Cosmética abre, mais uma vez, este ano suas portas para o mundo da beleza, recebendo de
Se os dados relativos ao intercâmbio entre a Itália e o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai) registraram, no período de 2003/2004, uma leve queda, devido à valorização do euro sobre o dólar, em 2005 verificou-se uma retomada excepcional: as exportações dos produtos italianos para estes países cresceram 35,3% em comparação com o ano anterior. Só o Brasil foi responsável por 54,9% do total dos produtos exportados para o Mercosul, totalizando 6,7 milhões de euros.
Em 2005, as exportações de produtos de beleza italianos para o mercado brasileiro cresceram 45,6% em relação a 2004. Os itens mais consumidos pelo mercado nacional nesse período foram os de higiene do corpo, que responderam por um crescimento de 847,2% de 2004 para 2005 e os produtos de perfumaria, cujo consumo cresceu 118,5% nesse mesmo período.
Daí a importância estratégica da participação italiana nesse evento, que está sendo liderada pela Unipro, associação que reúne a indústria cosmética italiana, em colaboração com o ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior. Com isso, as empresas terão a oportunidade de encontrar os operadores do setor no pavilhão da “Perfumaria e produtos cosméticos”, um espaço específico para o “Beauty made in Italy”, criado por Francesco Musante. Entre outras iniciativas, também está previsto a realização de um guia especificamente dedicado aos expositores italianos, distribuído não só para uma lista selecionada de operadores como também para os visitantes interessados.
Workshop inicia os contatos
Antecipando a Cosmética, a Unipro realiza, ainda, o workshop “Meet the Italian Cosmetics”, no dia 22 de setembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo. A idéia é oferecer aos participantes, a oportunidade de aprofundar o conhecimento do mercado local. O evento tem a promoção da Unipro e do Cosmexport – consórcio instituído como braço operativo nas atividades de internacionalização das PME – e conta com a colaboração da Promos – empresa da Câmara de Comércio de Milão para as atividades internacionais – e com a contribuição da Regione Lombardia.
O workshop prevê uma apresentação do setor por parte dos dirigentes das associações; encontros de negócios entre os representantes das empresas participantes e um grupo pré-selecionado de compradores locais; além de uma confraternização entre empresários brasileiros do setor, representantes institucionais e diplomáticos, e outros convidados.