Beleza ‘made in Italy’ é protagonista em São Paulo durante a Cosmoprof Cosmética

 

 Em 2005, exportações cresceram 35,3% para o Mercosul e 45,6% para o Brasil, comparando-se com o ano anterior. Numerosas foram as iniciativas realizadas pela Unipro e Cosmexport, em colaboração com o ICE e a Promos para promover a indústria italiana.

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

 

u São Paulo – SP – A Cosmoprof Cosmética abre, mais uma vez, este ano suas portas para o mundo da beleza, recebendo de 23 a 26 de setembro, no Anhembi, em São Paulo, as principais empresas do setor cosmético mundial. Considerando-se o enorme sucesso desse evento, os empresários italianos marcam presença nesse encontro, especialmente pela crescente atratividade do mercado brasileiro para os produtos made in Italy.

 

Se os dados relativos ao intercâmbio entre a Itália e o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai) registraram, no período de 2003/2004, uma leve queda, devido à valorização do euro sobre o dólar, em 2005 verificou-se uma retomada excepcional: as exportações dos produtos italianos para estes países cresceram 35,3% em comparação com o ano anterior. Só o Brasil foi responsável por 54,9% do total dos produtos exportados para o Mercosul, totalizando 6,7 milhões de euros.

 

Em 2005, as exportações de produtos de beleza italianos para o mercado brasileiro cresceram 45,6% em relação a 2004. Os itens mais consumidos pelo mercado nacional nesse período foram os de higiene do corpo, que responderam por um crescimento de 847,2% de 2004 para 2005 e os produtos de perfumaria, cujo consumo cresceu 118,5% nesse mesmo período.   

 

Daí a importância estratégica da participação italiana nesse evento, que está sendo liderada pela Unipro, associação que reúne a indústria cosmética italiana, em colaboração com o ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior. Com isso, as empresas terão a oportunidade de encontrar os operadores do setor no pavilhão da “Perfumaria e produtos cosméticos”, um espaço específico para o “Beauty made in Italy”, criado por Francesco Musante. Entre outras iniciativas, também está previsto a realização de um guia especificamente dedicado aos expositores italianos, distribuído não só para uma lista selecionada de operadores como também para os visitantes interessados.

 

 

Workshop inicia os contatos

 

Antecipando a Cosmética, a Unipro realiza, ainda, o workshop “Meet the Italian Cosmetics”, no dia 22 de setembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo. A idéia é oferecer aos participantes, a oportunidade de aprofundar o conhecimento do mercado local. O evento tem a promoção da Unipro e do Cosmexport – consórcio instituído como braço operativo nas atividades de internacionalização das PME – e conta com a colaboração da Promos – empresa da Câmara de Comércio de Milão para as atividades internacionais – e com a contribuição da Regione Lombardia.

O workshop prevê uma apresentação do setor por parte dos dirigentes das associações; encontros de negócios entre os representantes das empresas participantes e um grupo pré-selecionado de compradores locais; além de uma confraternização entre empresários brasileiros do setor, representantes institucionais e diplomáticos, e outros convidados.