No dia 10, estudantes da Fundação Torino distribuem 600 coletâneas de autores consagrados na Praça da Liberdade
“A humanidade tem sido levada
a jejuar longamente de poesia“
Murilo Mendes
u – BELO HORIZONTE – MG – será alvo do 3o Atentado Poético, no próximo sábado, dia 10 de setembro (10.09.2005), a partir das 9h30, na Praça da Liberdade, realizado por 200 estudantes da Fundação Torino, escola internacional ligada ao Grupo Fiat. O objetivo é reagir contra a violência e atacar um grave problema brasileiro: a falta de acesso à leitura. Serão distribuídas 600 coletâneas de textos curtos e poesias de Álvaro de Campos, Cecília Meireles, Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes, entre outros. Haverá ainda leituras dramáticas e afixação de outros 100 textos em diversos pontos da alameda central para que as pessoas possam parar, ler e levar para casa, se desejarem.
“É um manifesto de repúdio a qualquer forma de violência e uma ação promotora e facilitadora da leitura”, observa a coordenadora do evento, Daniela Guimarães Mendes.
De acordo com a Câmara Mineira do Livro, os brasileiros têm um baixo índice de leitura, 1,8 livro por habitante a cada ano, enquanto países como a França a média é, pelo menos, 7 livros anuais por habitante.
O Atentado Poético é um evento realizado desde 2003 como um protesto contra a violência em todas as formas. Desde a sua primeira edição, a Fundação Torino já distribuiu mais de 700 livros em diversos pontos da capital mineira.
Serviço
Evento: 3o Atentado Poético Fundação Torino
Local: Praça da Liberdade
Dia: 10 de setembro
Horário: De 9h30 às 11h30