Brasileiros na Itália pedem que não se cometa aqui erro lá cometido. Vídeos emocionantes. Padre reza missa com a foto dos fiéis impedidos de irem à igreja

3343

Nada de pânico, mas a realidade descrita por alguns brasileiros que vivem na Itália é preocupante e apenas antecipa – segundo eles mesmo afirmam nos vídeos que gravaram – a nossa realidade daqui a uns vinte ou trinta dias. Nesta página, reunimos alguns vídeos que circulam pela internet, produzidos e enviados, quase todos eles, a seus amigos no Brasil, que os postaram nas redes sociais. Há padres, assistentes de enfermagem e até mesmo de pessoas contaminadas e em quarentena.

Dentre eles destacamos o vídeo do escritor e jornalista Diogo Mainardi, que vive em Veneza e termina sua pequena caminhada pela cidade vazia na Basílica de Santa Maria “della Salute” (da Saúde), construída como promessa dos venezianos durante a grande peste que em 1630 dizimou a população local. Os vídeos que selecionamos mantém o link diretamente voltado para a página do Facebook de onde eles foram veiculados.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

Em todos os vídeos, a mensagem principal é “cuidem-se”, aconselhando os brasileiros a não cometerem o erro atribuído aos italianos que, inicialmente, entendiam que tudo não passava de uma pequena gripe, sem maiores consequências. Seguir a orientação de isolamento em casa, sem frequentar lugares fechados com mais pessoas e grupos, é a recomendação básica. A pandemia se estende rapidamente para outros países da Europa, onde a maioria já estabeleceu bloqueio em suas fronteiras. Hoje os jornais italianos publicam informações sobre 2.978 vítimas fatais da pandemia (475) num só dia, segundo o Corriere della Sera.

A região mais afetada continua sendo a Lombardia, onde só ontem morreram – segundo a mesma fonte – 319 pessoas. Há relato da morte de seis padres que cuidavam de doentes. A agência AP (Associated Press / East News) publicaram fotos de outro sacerdote, chamado Gkiuseppe Corbari, da cidade de Giussano, que está dentro da igreja rodeado de fotos de seus paroquianos. A Conferência Episcopal Italiana, acatando instruções do governo, suspendeu até 3 de abril próximo as cerimônias religiosas públicas em toda a Itália. “Celebrar missa sozinho foi bastante triste, mesmo que a Missa tenha a sua própria eficácia” – declarou ele, segundo relata a versão portuguesa do site Aleteia. “Então Então pedi aos meus paroquianos para me darem uma foto, uma selfie deles. Depois imprimi e colei nos bancos desta igreja maravilhosa. Agora, quando celebro a Missa, tenho a companhia deles e me sinto próximo deles”.

Coronavírus

Relato do que estamos passando nas últimas semanas!Que o Brasil possa aprender e se previnir com a triste lição que os italianos estão vivendo…

Publicado por Cidadania Italiana – Ser Italiano em Quarta-feira, 18 de março de 2020

Brasileira que mora em Messina na Itália !Sim #fiqueemcasa !Recebi da Aline MartinsFica o Alerta !!

Publicado por Afonsa Kelly Boscia Zanin em Quarta-feira, 18 de março de 2020

Aqui está o meu relato de como estamos sobrevivendo na Itália.Obrigada as dezenas de mensagens, carinho, orações e solidariedade. Deus nos proteja.

Publicado por Andreia Cristina Sanfelice em Segunda-feira, 16 de março de 2020

VEJAM QUE LOUCURA !!! Meu querido Diogo Mainardi, residente em Veneza.

Publicado por Luiz Antonio de Almeida em Segunda-feira, 16 de março de 2020

Amigos assistam! Padre que vive na Itália deixa um recado para o Brasil! As autoridades ainda não tomaram as providências como deveriam ser. Importante, assistam! Cuidem-se!

Publicado por Elaine Ferretti Starling em Terça-feira, 17 de março de 2020

Alerta máximo para todo o Brasil! Relato de uma brasileira que vive na Itália. Se fosse uma simples gripe o mundo inteiro não estaria fechando os aeroportos, as escolas, os bares, os restaurantes. Evitem encontros com amigos. Evitem encontros com os familiares. Além dos idosos, os jovens também estão morrendo. Não é uma simples gripe. FIQUEM EM CASA!!!

Publicado por Elaine Ferretti Starling em Segunda-feira, 16 de março de 2020