Dizendo ser importante que o maior número possível de empresas e cidadãos possam visitar a Expo Milano 2015, o cônsul geral da Itália em Porto Alegre-RS, Nicola Occhipinti fala à câmara de Insieme sobre o evento mundial que, aberto ontem, dia primeiro de maio, em Milão, na Itália, irá até o final de outubro próximo, abordando o tema geral a alimentação no planeta. Para Occhipinti, o superevento organizado pela Itália é bem maior que a Expo de 2010, em Xangai, na China, com um recorde de participação de empresas e de países.
Para o cônsul Occhipinti o ponto mais alto do evento será a declaração de compromissos para atingir os objetivos das Nações Unidas em busca de uma distribuição mais equilibrada dos alimentos em todo o mundo.
Occhipinti falou também sobre outros eventos importantes para a Itália e para os italianos e ítalo-brasileiros que marcam este ano de 2015, como centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o septuagésimo aniversário da Liberação da Itália do Nazi-Fascismo, ao fim da Segunda Guerra Mundial e o consequente nascimento da União Europeia, com o objetivo principal de evitar futuras guerras fraticidas entre países europeus.
O cônsul da Itália em Porto Alegre também menciona como data importante as comemorações que marcam os 140 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a ocorrerem dia 20 de maio, em Farroupilha, com a presença já confirmada do embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, entre outras autoridades.
As comemorações oficiais acontecerão na localidade de Nova Milano, considerada o marco zero e berço da colonização italiana no Rio Grade do Sul. O programa começa às 10 horas com missa solene em italiana, a ser celebrada pelo bispo diosesano Dom Alessandro Ruffinoni, concelebrada pelo padre Fabio Piazza e cantada pelo Coro Tramontina. Às 11 horas terá início a cerimônia cívica, com a execução dos hinos nacionais da Itália e do Brasil, homenagem às três primeiras famílias de imigrantes que chegaram no dia 20 de maio de 1875 e almoço típico italiano no salão comunitário de Nova Milano. São anfitriões a Prefeitura Municipal de Farroupilha, o Círculo Cultural Italiano de Farroupilha e a Associação de Moradores de Nova Milano. A realização é do Consulado Geral dea Itália em Porto Alegre e do Centro Cultura Ítalo-Brasileiro de Caxias do Sul.