Caçapava do Sul: No portal dos pampas nasce outra associação italiana

u CAÇAPAVA DO SUL – RS – A comunidade italiana de Caçapava do Sul, considerada o “portal dos pampas”, no Rio Grande do Sul, acaba de organizar sua Associação Italiana. A fundação da nova entidade, presidida por Luiz Carlos Guglielmin, aconteceu no dia 11 de maio (2.005). Imediatamente a Câmara de Vereadores local prestou homenagem à nova diretoria.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

Como primeiras atividades, a Associação Italiana de Caçapava do Sul participou das comemorações alusivas aos 130 anos da imigração italiana no Estado, na Casa de Cultura Arnaldo Luiz Cassol, de missa especial celebrada por Padre Jorge Hudson e da XV Feira do Livro do município.

Segundo Guglielmin, a associação tem como objetivo principal “reunir as famílias italianas para manter vivas as tradições e os costumes”, além de propiciar “intercâmbios estudantis com alguma região da Itália”. A realização de eventos e cursos “para destacar as nossas origens” também está no programa imaginado pela diretoria da entidade cujos fundadores são: Os fundadores foram os seguintes descedentes de italianos:Araci Tolfo, Ciro Celso Guidugli Chaves, Jairo Oberto, Luiz Carlos Guglielmin, Luiz Hugo Burin, Maristela Zanotto, Orlando Mazzini, Otile Eugênio Casanova, Remaldo Carlos Cassol, e Romi Pedro Dalmazzo.
Além de Guglielmin, na presidência, integram a primeira diretoria da Associação Italiana de Caçapava do Sul: Otile Eugênio Casanova (vice-presidente), Luiz Hugo Burin (secretário), Remaldo Carlos Cassol (relações púiblicas), Orlando Mazzini (assessor jurídico).