O projeto ocorrerá em duas etapas: A 1º realizará a 4ª Semana de Cinema Contemporâneo Italiano
O evento tem a finalidade de promover a cultura italiana no setor cinematográfico exibindo no Brasil modernas obras cinematográficas italianas e trazendo uma retrospectiva de importantes obras de grandes diretores que fizeram a história do cinema italiano, criando, além disso, o momento propício para o desenvolvimento de um intercâmbio cultural e de co-produções entre os dois países.
Para celebrar a abertura da “4ª Semana de Cinema Contemporâneo Italiano – Especial Cinema de Arte”, a Câmara Ítalo-Brasileira e a Pirelli promoverão um coquetel, no próximo dia 18 de setembro, às 19h30, no foyer do Cinemark do Shopping Iguatemi, com a presença de Fabiano Gullane (Gullane Filmes), Roberto Moreira – Presidente do SIAESP (FIESP), André Sturm – Presidente do “Programa Cinema do Brasil” (APEX), Wilson Feitosa presidente da Europa Filmes”, Christiane Torloni, Roberto Cività (presidente da Editora Abril), Paulo Skaf, presidente da FIESP, entre outros.
A iniciativa que acontece desde 2005, ainda conta com a colaboração da Editora Abril, e presta uma homenagem aos 40 anos da revista VEJA, trazendo o especial Cinema de Arte, com importantes obras cinematográficas que marcaram a história do cinema italiano.
Programação:
De
Realização de palestras e encontros com alunos de uma Faculdade de Cinema de São Paulo (FAAP) aberta para estudantes e profissionais do setor cinematográfico;
Entrevistas e coletiva de imprensa com a delegação italiana.
De
Serão exibidas 7 novas produções cinematográficas italianas, 2 ou 3 vezes ao dia, no Cinemark do Shopping Iguatemi e 13 grandes sucessos do Cinema Político italiano no HSBC Belas Artes e no Cinemark do Shopping Cidade Jardim.
18 de setembro – Evento de inauguração da Semana
Evento de inauguração no foyer do Cinemark do Shopping Iguatemi com a presença de profissionais do setor cinematográfico, autoridades brasileiras e italianas presentes no Brasil, jornalistas e empresários da comunidade italiana. Cerca de 400 pessoas.
O cerimonial será realizado pela atriz Christiane Torloni com a presença da delegação italiana, do Sen. Edoardo Pollastri, Presidente Câmara Ítalo-Brasileira e de Roberto Civita, Presidente da Editora Abril.
19 de setembro – Visita da delegação italiana ao PROJAC
Visitas aos estúdios de teledramaturgia da TV Globo
Encontro do diretor de Cinecittà Studios, Lamberto Mancini, com o diretor da Globo Filmes, Carlos Eduardo.
De
A Câmara levará uma delegação composta por:
– Christiane Torloni – atriz de grande renome no cenário cinematográfico e de teledramaturgia do Brasil
– Lázaro Ramos – ator convidado pelo filme (Oh pai, ó)
– André Sturm – Presidente do “Programa Cinema do Brasil” (APEX); Cineasta. Presidente da Pandora Filmes. Sócio do HSBC Belas Artes;
– Roberto Moreira – Presidente do SIAESP (FIESP) Sindcado da Industria Audiovisual do Estado de São Paulo. Diretor da produtora Coração da Selva;
– Fabiano Gullane – Diretor da produtora Gullane Filmes;
– Flavio Tambellini – produtor do filme “Os desafinados. Filme que será apresentado no Festival de Roma.
– Mariza Leão – produtora do filme “Meu nome não é Johnny” – Filme que será apresentado no Festival de Roma.
– Eduardo de Andrade – produtor do filme “Coração Vagabundo” – Filme que será apresentado no Festival de Roma.
Parceiros e colaboradores:
Filmitalia / Cinecittà, Cinecittà Studios, Ministério das Atividades Produtivas da Itália, Cineteca Lucana, Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, Editora ABRIL, Programa Cinema do Brasil, Embaixadas da Itália e do Brasil