A vereadora Renata Bueno discursa na abertura da sessão especial da Câmara Municipal de Curitiba (foto Desidério Peron/Revista Insieme)

PATROCINANDO SUA LEITURA

CURITIBA-PR – Sessão especial da Câmara Municipal de Curitiba marcou, na noite de ontem (12.05.2011), a passagem dos 150 anos da unidade da Itália. O evento serviu de palco para a homenagem a diversas personalidades do mundo empresarial de Curitiba, sob proposta da vereadora Renata Bueno. Realizada no auditório do Plenário II da Câmara, à sessão convocada pelo presidente João Derosso compareceram, entre outras autoridades, o cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, o presidente do Comites PR/SC, Gianluca Cantoni; o conselheiro do CGIE – Conselho Geral dos Italianos no Exterior, Walter Petruzziello; o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, Roberto Coliva; os deputados federais Cida Borghetti e Rubens Bueno, representantes do governador Beto Richa e do prefeito municipal Luciano Ducci, além dos e os vereadores Juliano Borghetti, Omar Sabbag Filho e Caíque Ferrante, que presidiu a sessão. O ato, segundo se disse na oportunidade, precede a uma promoção especial que será em breve levada a efeito denominada “Mia Cara Curitiba”, elaborada em parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Consulado Geral da Itália. Dentre os homenageados da noite estavam: o empresário do Grupo Barigui, Felix Archanjo Bordin; o presidente da Brafer Construções Metálicas, Marino Garofani; o presidente do Hotel Bourbon, Alceu Antino Vezzoso; a médica especialista em pneumologia pediátrica Mariana Malucelli; o presidente do grupo GME, Erminio Ceresa; o engenheiro Francesco Pallaro, ex-diretor Comercial da Fiat – Case New Holland (representado pelo diretor de Comunicação, Gustavo Cesario); o presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Piana; o proprietário do Grupo Risotolândia, Carlos Antonio Gusso, e o vice-presidente executivo da Rede Independência de Comunicação, Leonardo Petrelli Neto. O cônsul Salvatore Di Venezia foi distinguido com uma homenagem especial, entregue pela vereadora Renata Bueno, que em seu discurso definiu a Itália como uma nação que, ao longo da história do Ocidente, teve influência marcante na cultura, nas artes, na fé e na construção do conhecimento, mas que só se tornou um estado, uma pátria unida politicamente, há apenas 150 anos. Em nome dos homenageados falou o empresário Marino Garofani, para historiar os fatos que levaram à unificação italiana. O empresário Felix Archanjo Bordin, segundado por Garofani, cantou a música “Merica, Merica”.

Na montagem fotográfica sobre fotos do jornalista Desiderio Peron, da revista Insieme, a seguir, estão os homenageados da noite: