Candidatura de Luis Molossi será oficializada no próximo dia 7, em Buenos Aires

ELEIÇÕES ITALIANAS: CLIMA POLÍTICO ESQUENTA E LUIS MOLOSSI SE CREDENCIA COMO CANDIDATO À CÂMARA DOS DEPUTADOS, FAZENDO DOBRADINHA COM WALTER PETRUZZIELLO AO SENADO

CURITIBA – PR – A quarta cadeira de deputado no Parlamento Italiano poderá ser consignada, dependendo da decisão dos eleitores, a Luis Molossi, advogado, natural de Nova Bassano-RS e residente em Curitiba-PR. Sua candidatura, embora ainda não oficial, já está certa no âmbito do Maie – Movimento Associativo Italiani all’Estero, de que é um dos coordenadores no Brasil. O convite foi-lhe formulado pelo próprio deputado ítalo-argentino Ricardo Merlo, assim que o governo italiano oficializou a quarta vaga para a América do Sul. O Maie é aliado da UDC – Unione dei Democratici Cristiani e di Centro, liderada por Pier Ferdinando Casini.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Luis Molossi com Pier Ferdinando Casini e Ricardo Merlo (Foto web Divulgação)

As eleições italianas, em função da retirada do apoio ao governo Monti por parte do partido de Silvio Berlusconi, foram antecipadas para os dias 23 e 24 de fevereiro, mas no exterior os eleitores votam por correspondência. Assim, em todo o mundo, o material eleitoral, a ser distribuído pelos consulados a partir do dia 6 de fevereiro, deverá retornar aos mesmos consulados até as 16 horas do dia 21 quanto, então, será remetido a Roma.

Segundo a revista Insieme apurou, o nome de Luis Molossi obteve o consenso de todos os ‘comandantes’ do partido no Brasil, após as consultas realizadas logo após o feriado de Natal. A oficialização, entretanto, deverá ocorrer apenas no próximo dia 7, em Buenos Aires, na Argentina. Na verdade, a candidatura de Molossi já estava colocada anteriormente. Foi ele quem organizou o último congresso do partido no Brasil, realizado em Curitiba, no início de setembro último. Na última eleição ele já havia concorrido ao cargo (6.500 votos) e dele se colhia o apelo de “um ítalo-brasileiro no Parlamento”.

Molossi disputará os votos (No Brasil são pouco mais de 300 mil eleitores) de fazendo dobradinha com o candidato ao Senado pelo mesmo Maie, Walter Petruzziello, e com outros dois candidatos residentes no Brasil,  postulantes à mesma titulação – Claudio Pierroni e Natalina Berto, de São Paulo.  

PERFIL – Luis Molossi se apresenta como “um candidato preparado para representar os anseios e reivindicações da maior comunidade de ítalo-descendentes de todo o mundo”. Ele nunca escondeu o sonho de levar ao Parlamento Italiano um representante, já de terceira geração, daquelas famílias que protagonizaram a grande diáspora italiana, a saga migrante de milhares de famílias formadas, em sua maioria, por semi-analfabetos ou analfabetos, mas impregnados de valores que muito contribuíram na formação de novas nações.”

O candidato Luis Molossi costuma dizer que dedicou boa parte de sua vida a estudar, não só em duas universidades, mas “no meio das Associações, das famílias, da fé e do trabalho duro de algumas gerações, que sempre foram o segredo da nova América”.  É “alguém – observa, ainda – nosso e não ‘importado’, que viveu na própria pele as dificuldades de ser ‘colono’, de aprender de novo a falar com dois ‘erres’, de passar pela difícil fase de sair de casa com 14/15 anos para ganhar a vida sozinho, morando longe dos pais e sem ajuda de ninguém, a não ser o abrigo e carinho dos irmãos mais velhos”.

O candidato acentua ainda ser “este o Molossi que não precisou enganar ninguém, que nunca foi beneficiado em nada, que venceu pelo seu trabalho honesto e dedicação às coisas que ama: a sua família e a tradição italiana”.

E finaliza: “Com minha longa experiência de 25 anos como profissional do Direito, sempre fui muito exigido em questões difíceis, que envolvem muito conhecimento, parcimônia, gerência de conflitos, onde sempre estive do lado da justiça, ou melhor, do que é justo! Não é por acaso que tenho o respeito e a confiança de muitas pessoas, em todos os campos em que atuo, além do Direito, na Favep como Consultor Veneto do PR, no Comites, na Comissão Jovem do Comites, no Centro de Cultura Italiana e tantos outros”. (outras informações sobre o candidato podem ser obtidas em seu site pessoal)