Muito mais do que um simples livro de memórias, a obra leva a um agradável e divertido tour por vários países e traça um retrato vívido da dolce vita de uma diplomacia já
Mas a vida de Stefano Canavesio não foi apenas uma festa. Descendente de uma família nobre e de tradição na diplomacia, sua atuação na carreira teve momentos marcantes na África, onde enfrentou a sanguinária guerra de Biafra, e na Indonésia, logo após a queda do ditador Sukarno. Também ocupou lugar de destaque na formação da Comunidade Econômica Européia (CEE). Em missão na Grécia, desempenhou papel importante na entrada daquele país na CEE e no Ministério das Relações Exteriores da Itália, orientou os parlamentares italianos no Parlamento Europeu, além de atuar diretamente na representação de seu país na sede da CEE em Bruxelas.
O embaixador foi veio para São Paulo em 1994, como cônsul-geral da Itália, onde não poupou esforços para dar maior importância e dignidade aos 23 milhões de oriundos e promover a cultura italiana em ações tão bem sucedidas que, por determinação do governo de seu país, foram adotadas nas demais embaixadas ao redor do mundo. Stefano Canavesio fez muitos amigos no Brasil e se apaixonou por São Paulo decidindo fazer da cidade um de seus locais de residência, quando se aposentou depois de ser designado embaixador na Republica Dominicana, cargo que acumulou com outros países do Caribe.
Depois de passar dois anos navegando pela Região e pela América Central, Stefano Canavesio, voltando a morar
Com uma linguagem direta e franca, Carpe Diem – As aventuras e seduções de um diplomata é um livro imperdível! Uma bem-humorada viagem acompanhando um autêntico, romântico e intrépido aventureiro como não existe mais.