Castelo-ES promove seu XV Encontro da Colônia Italiana

u CASTELO – ES – A Società Italiana di Castello programou, para o período que vai de 3 a 10 de julho (2005), o XV Encontro da Colônia Italiana de Castelo, no Estado do Espírito Santo. Haverá exposição, torneios, danças, comidas típicas e uma serata cultural.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

O programa é o seguinte:

Dia 03 – domingo

9 hs – Missa em ação de Graças, com apresentação do coral “I Bambini di Castello”, na Igreja Matriz

10 hs – Abertura da exposição “Castelo, suas vendas, sua história”, em parceria com o Colégio Expoente, na Praça Três Irmãos.

Dia 04 – segunda-feira

18 hs – XI Torneio de “Tressette”, no bar do Macarrão, bairro de Santo Andrezinho

Dia 05 – terça-feira

18 hs – XI Torneio de “Tressette”, no bar Bambuzal, bairro Vila Izabel

Dia 06 – quarta-feira

18 hs – XI Torneio de “Tressette”, no bar do Pedruzzi, bairro Nossa Senhora Aparecida

19 hs – Final do campeonato de “Boccia” Feminino, no bairro Santo Agostinho

Dia 07 – quinta-feira

18 hs – XI Torneio de “Tressette”, no bar do Comercial Sport Club

Dia 08 – sexta-feira

18 hs – “Gran finale”do  XI Torneio de “Tressette” com a participação das comunidades do interior: Caju, Apeninos, Campestre, Limoeiro; jogo de Mora; “Cantarola dei Nonni”, danças folclóricas, comidas típicas, vinho e música ao vivo na Praça do Convívio.

Dia 09 – sábado

20 hs – Serata culturale, com danças folclóricas dos grupos “È Bello Ballare” e “Cia Radici Città di Torino”, no Teatro Municipal

Dia 10 – domingo

11 às 22 hs – “Giornata di fresta” (almoço típico, eleição da rainha italiana 2005, danças folclóricas, musica italiana com Mirano Shuler, forró brasileiro com Norival e “Os Santa”, réplica de uma antiga venda de secos e molhados, no Atalanta.

Todas as escolas da rede municipal de ensino em Castelo-ES terão italiano na grade curricular

Cerca de 300 alunos da rede de ensino municipal de Castelo, no Sul do Estado do Espírito Santo, este ano puderam ampliar a grade curricular porque estão estudando Língua Italiana.O projeto decorre de acordo feito entre a Prefeitura Municipal de Castelo, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Escolas da Rede Municipal, a Società Italiana di Castello e a Alcies -Associação de Língua e Cultura Italiana di Castello.

O projeto que recebe o apoio didático da Alcies está funcionando atualmente em duas escolas: Centro Unificado Constantino José Viera, atendendo alunos de 5ª a 8ª séries; e na ACRIC – Associação das Crianças de Castelo, para alunos de 1ª a 4ª séries.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Roberto Vargas,este é apenas um projeto piloto, já que “a intenção da Secretaria é que no próximo ano seja implantado o curso de italiano em todas as escolas municipais de Castelo”.

São mais nove escolas municipais no interior aonde a colônia italiana é significativa. Considerando que a população de Castelo é, em sua maioria, descendente de imigrantes italianos, o objetivo do projeto é resgatar e divulgar Cultura Italiana, seus costumes, tradições e valores.

A Società Italiana di Castelo – SIC apóia o projeto porque defende os mesmo ideais da rede municipal de ensino. “Este é o terceiro ano consecutivo que a entidade oferece estudo para professores de língua portuguesa e ou estrangeira”, segundo Linda Melo, presidente da entidade. “Nosso objetivo é capacitar professores para atender a possível expansão do projeto”, explica ela, que comemora também o fato de a língua italiana ter entrado este ano como opção de língua estrangeira na Ufes – Universidade Federal do Espírito Santo. “Isso seguramente aumentará a demanda pelos cursos de italiano”, imagina Linda. Sabrina Lopes Faitanin é a professora do projeto e foi capacitada pelo curso fornecido pela SIC.

Mas a italianidade de Castelo não vive somente de cursos de língua italiana. Uma vez por ano é realizado com sucesso o Encontro da Colônia Italiana. Este ano, na 15ª versão, será de 3 a 10 de julho. É, segundo a presidente da SIC, uma semana de festa, confraternização, grupos de danças, comidas tipicamente italianas, torneio de “Tressette”, Campeonato de “Boccia” feminino, Missa em Ação de Graças e, durante o Encontro, também é realizado o desfile que elege a Rainha e Princesas da Colônia Italiana de Castelo. Famílias inteiras relembram os velhos tempos, quando os primeiros imigrantes chegaram à cidade. “Recordar uma palavra, um provérbio, uma lenda, um costume, um trabalho, qualquer coisa da nossa tradição, quer dizer dar um futuro ao nosso passado”, acentuam os organizadores.

n SERVIÇO – A Società Italiana di Castello foi fundada em 9 de março de 1991 e tem endereço à rua Ministro Eurico Sales, 227 – Baixa Itália – 29 360-000 – Castelo – ES (tel/fax (028) 3542 0292 – e-mail: societa@terra.com.br).