CURITIBA – PR – O Centro Cultural Ítalo-Brasileiro “Comitato Dante Alighieri” de Curitiba – uma das referências da italianidade na capital do Paraná – comemorou no último dia 09.05.2014 o 64º aniversário de sua fundação. O evento – um jantar festivo em que foram também homenageadas as mães pelo transcurso do Dia das Mães – lotou completamente o “Salão de Eventos Guido Borgomanero” e contou, dentre outros convidados, com a presença do cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora.
Presidida atualmente por Marlus Velloso, a entidade na verdade conta cerca do dobro de idade. Mas devido às vicissitudes decorrentes da II Guerra Mundial, formalmente a “Dante Alighieri”, como é conhecida sua escola de italiano, conta o tempo a partir do acordo havido com o governo do Estado para a construção do Edifício Dante Alighieri, erigido no local de antiga casa de madeira sobre terreno doado pelo Conde Mattarazzo.
A festa, após a breve saudação de Velloso aos convidados (maior parte sócios do Centro Cultural), incluiu além do jantar em que foram distribuídos botões de rosa vermelha às mulheres presentes, um show musical a cargo da banda “Beppi e seus Solistas”, do lendário Giuseppe Bertollo – um dos diretores da entidade. A música que ele escolheu para homenagear o Centro Cultural foi Champagne, que se tornou mundialmente célebre na interpretação de Peppino di Capri (Giuseppe Faiella). Música de autoria de Mimmo di Francia, com letra de Salvatore De Pasquale (Depsa) é uma das mais conhecidas no mundo inteiro, e completou 40 anos de sucesso. Quem apagou as velinhas foi o presidente de honra da entidade, cav. Vittorio Romanelli.