Representante do Governo fala para as paredes e se retira. Ato seguinte, recomeçam os trabalhos do Conselho que advoga eleições ainda este ano, com a lei atual.

ROMA – IT – Os Conselheiros do CGIE – Conselho Geral dos Italianos no Exterior, cuja plenária se iniciou hoje em Roma, abandonaram a sessão plenária durante a fala do Senador Mantica, Subsecretario com delegação para os assuntos dos italianos no exterior. A atitude foi um protesto pela prorrogação do mandato dos Conselheiros Comites e CGIE, cuja eleição se deveriam realizar neste ano.
O Governo emanou novo Decreto, quatro dias antes da Plenária, prorrogando mais uma vez o mandato dos Conselheiros dos Comites e CGIE, até 31/12/2012, o que causou um mal estar entre o Governo e o CGIE , pela falta de dialogo entre ambos.
Como se sabe o CGIE defende que as eleições sejam realizadas em 2010, independente da lei em vigor, enquanto o Governo e o Parlamento pretendem renovar as leis que regem os dois organismos de representação dos italianos no exterior, fazendo as eleições somente quando as novas leis estiverem aprovadas pelo Parlamento.
Após a fala do Subsecretario Mantica, que deixou a Sala em seguida, os Conselheiros recomeçaram os trabalhos, onde neste momento discutem e discursam sobre o Decreto que prorrogou o mandato, pedindo ao Parlamento que não aprove o Decreto, que deve ser transformado em lei no prazo de 60 dias.

PATROCINANDO SUA LEITURA