AGENDAMENTO COM ADVOGADOS ESPECIALIZADOS ESTÁ MARCADO PARA ESSE MÊS DE OUTUBRO. O CUSTO TOTAL DA AÇÃO É EQUIVALENTE A 700 EUROS.
CURITIBA – PR – Novo comunicado da UIM – Unione Italiani nel Mondo volta a falar sobre o acionamento da justiça italiana para a obtenção do reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue. A entidade informa que continua atendendo os interessados, principalmente “pessoas inscritas nas listas de legalização de documentos e de pedidos de reconhecimento de cidadania italiana” perante os consulados italianos que operam no Brasil. Os interessados devem se dirigir à sede da UIM no Brasil, estabelecida à Alameda Jaú, 1200 – Jardim Paulista (São Paulo-SP), mediante agendamento através dos telefones (11) 3061 4063 e (11) 3060 9234. Contatos podem ser feitos também através do e-mail <segreteria@uim.org.br>. Os advogados agendaram atendimento em São Paulo para o período que vai de 17 a 28 desse mês de outubro. Os advogados da entidade atendem também em alguns escritórios do Patronato Ital UIL, ao qual é interligada. Em Curitiba, por exemplo, eles estarão nos dias 24 e 25 deste mês de outubro, segundo comunicado, que nesse caso colocou o telefone (41) 3024-6433 à disposição de eventuais interessados.
O valor do atendimento (“custos para apresentação do recurso, com seu acompanhamento e orientação durante todo o processo, até a efetiva concessão da cidadania”), segundo informa a UIM, foi corrigido para 700 euros, no total, “convertidos em moeda nacional, por pessoa, além da taxa de associação à UIM, que é de R$ 60,00 ao ano”.
No comunicado, a UIM informa: “Tendo em vista as sentenças favoráveis, proferidas pelo Tribunal Administrativo Regional de Lazio, a interessados que aguardam o reconhecimento de cidadania italiana junto aos Consulados no Brasil, concedendo-lhes a mesma prerrogativa aplicada na Itália, qual seja, a tratativa de processo em um prazo máximo de 240 dias, a Associação União dos Italianos no Mundo UIM Brasil, através de advogados conveniados, oferece os serviços para ação judicial visando agilização do processo de reconhecimento de cidadania”.
No dia da entrevista com os advogados, o interessado deverá trazer fotocópias do RG, CPF, endereço residencial, do pedido apresentado ao Consulado com a data de recebimento pela representação consular ou um documento equivalente (comprovante de recebimento emitido pelo Consulado). Além da fotocópia dos documentos requeridos pelo consulado pela cidadania assim como da sua tradução.