Alguns integrantes do grupo que articulou o movimento pela revitalização do Circulo Trentino de Curitiba (Foto Cedida)

A comunidade ‘trentina’ de Curitiba e região está sendo chamada para a escolha de uma nova diretoria da entidade, depois de um longo período de quase inanição, em parte provocada pelas restrições impostas pela pandemia do Covid-19. A eleição acontecerá no início da noite do dia 24 de junho próximo, na sede da entidade.

Segundo o edital publicado pela atual presidente, Fernanda Pelizzari Chemin, o registro de chapas interessadas em concorrer poderá ser feito até o dia 9 do mesmo mês. Na mesma assembleia serão eleitos os integrantes do Conselho Fiscal da entidade, que tem sede à Rua Desembargador Westphalen, número 15, no centro de Curitiba.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Em passado recente, o Círculo Trentino de Curitiba teve papel importante na coordenação dos trabalhos de coleta e encaminhamento dos pedidos de cidadania italiana com base na lei 379/2000, cujo prazo encerrou-se no final do ano 2010. Sua atuação integrava toda a rede associativa dos descendentes de imigrantes residentes em territórios italianos outrora pertencentes ao antigo Império Austro-Húngaro, sediadas nos Estados do Paraná e Santa Catarina.

Edital que convoca eleição para nova diretoria do Círculo Trentino de Curitiba. (Reprodução)

Com as restrições impostas pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba à divulgação sobre o andamento dos processos (muitos deles ainda pendentes de solução), a atividade do Círculo entrou em declínio depois da renúncia do então presidente Ivanor Minatti. A crise foi agravada com o advento da pandemia.

Há algum tempo, um grupo de pessoas capitaneadas pelo ex-presidente Elton Stolf iniciou trabalho de reestruturação do comando da entidade, que culminará com a eleição de nova diretoria no mês que vem.