CNPq adere ao portal “Da Vinci”

u CURITIBA – PR – Entre os resultados do Seminário Ítalo-Brasileiro sobre Cooperação Científica e Tecnológica que aconteceu em Florianópolis de 18 a 20 de abril deste ano destaca-se a adesão, por parte do CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ao banco de dados DA VINCI.
O Portal DA VINCI – criado pelo Ministério das Relações Exteriores italiano – é um banco de dados acessível via internet dos pesquisadores italianos não residentes na Itália e operantes no exterior em centros universitários, laboratórios industriais e organizações internacionais.
O link do Portal DA VINCI já está disponível no site do Consulado Geral da Itália em Curitiba (www.concuri.org.br – Ciência e Tecnologia) e permite a todos os visitantes acessar o arquivo completo dos pesquisadores italianos do mundo presentes no site. Além disso, é possível efetuar buscas por nome, país ou área de atuação.
Atualmente este banco de dados é composto por 1159 pesquisadores italianos em todo o mundo. O Brasil contribui com 6 pesquisadores para esse total, sendo 3 do Estado de Santa Catarina (2 da Universidade Federal de Santa Catarina e 1 do Instituto Superior Tupy de Joinville), 2 do Paraná (Universidade Federal do Paraná) e 1 da PUC do Rio de Janeiro. 
Através desse site é possível conhecer e valorizar a atividade dos pesquisadores italianos no exterior, com possibilidades de estabelecer parcerias e troca de informações.
Um dos objetivos do Portal DA VINCI é favorecer a cooperação entre entidades de pesquisa e constituir um fórum de diálogo entre pesquisadores italianos no exterior e na Itália.

PATROCINANDO A SUA LEITURA