Com muita alegria e danças, está lançada a 12ª Festitália de Blumenau

 BLUMENAU – SC – Com um coquetel em sua sede social, o Lira Circolo Italiano di Blumenau lançou, na noite do dia 24.06.2005, a 12ª Festitália que acontecerá de 14 a 24 de julho nos pavilhões da Proeb. A festa de lançamento foi uma pequena amostra do que será a Festitália e contou com a participação do grupo de canto do Círculo, do grupo folclórico mantido pela entidade e também a participação de um grupo de danças convidado: o Grupo Folclórico Lampel, do Colégio Madre Francisca Lampel, da vizinha cidade de Gaspar.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

Depois das apresentações culturais falaram, entre outros, o agente consular José Campestrini – todos para concitar a comunidade a participar do evento que se contrapõe à mais famosa festa alemã no Brasil – a Oktoberfest.

Além das atrações de praxe, a Festitália este ano será permeada por um evento que pretende reunir mais de dois mil descendentes de imigrantes trentinos (dia 16) para a assinatura do termo de opção de cidadania, ato indispensável para a obtenção do reconhecimento da cidadania italiana a descendentes de imigrantes provenientes de territórios uma vez pertencentes ao império Austro-Húngaro. É em Santa Catarina, como se sabe, que está localizada a maior comunidade trentina fora da Itália.

Embora de fundação germânica, Blumenau é hoje uma cidade com alto percentual de descendentes de italianos. Quase todas as cidades próximas foram fundadas por italianos e, sendo pólo regional, enfrentou grande migração no curso dos últimos anos.

 

Integrantes do grupo de canto do Círculo Italiano de Blumenau no lançamento da Festitália 2005. (Foto DePeron)