Unidade em Betim permitirá fabricar e montar no Estado sistemas de automação para indústria automotiva, que retoma crescimento da produção no país

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u BELO HORIZONTE – MG – A Comau, empresa de automação e manutenção industrial, investiu R$ 7 milhões no projeto de seu plano de expansão e inaugurou, este mês, novas instalações < ?xml:namespace prefix = st1 />em Betim (MG) que possibilitam a montagem de linhas industriais automatizadas para atender o mercado automotivo nacional. Estiveram presentes o presidente mundial da empresa, Daniele Pecchini, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Wilson Brumer, além do superintendente da Comau no Brasil, Gerardo Bovone.

Com este investimento, a Comau solidifica sua capacidade de produzir com maior controle equipamentos e sistemas do seu core business, como linhas de montagem, usinagem e robótica. “Com maior verticalização na produção, e com melhores condições no trabalho de integração de equipamentos e sistemas, a Comau vai garantir maior agilidade e qualidade para seus clientes”, afirma Gerardo Bovone. A Comau atende mais de dois terços das montadoras instaladas no país e é líder mundial no setor.

As novas instalações ocupam uma área de 2.000 metros quadrados e foram projetadas para otimizar as condições de produção dos equipamentos, permitindo maior rapidez e melhores condições ergonômicas aos trabalhadores. A área conta com painéis translúcidos que possibilitam economia de energia elétrica, aproveitando a iluminação natural. Em situação de plena capacidade de produção, podem trabalhar simultaneamente até 100 pessoas no local na fabricação, montagem, try-out (teste) e entrega de linhas automatizadas.

Bom momento

No final do ano passado, uma instalação semelhante à nova área de Betim entrou em funcionamento na unidade da Comau na cidade de Córdoba, na Argentina. Em conjunto, ambas perfazem 5.800 metros quadrados de área industrial nos dois países. “A Comau passa a ser a empresa que possui as melhores instalações no setor de automação industrial da América do Sul. Isso nos dará uma forte base para uma expansão sustentada nos próximos anos”, afirma Bovone.

O superintendente da Comau do Brasil avalia que a automação industrial está passando por um bom momento no país. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) registrou 2,447 milhões de veículos produzidos em 2005, um crescimento de 10,7% em relação a 2004, e prevê mais crescimento (acima de 4%) para 2006, chegando a 2,55 milhões de unidades

O aumento de produção impacta diretamente nos negócios da Comau. “As montadoras estão ampliando seus projetos para o Brasil, investindo em novas linhas, modernização de instalações e novos produtos”, diz Bovone. “Parte dessa renovada arrancada já se refletiu nos nossos negócios”. Em 2005 a empresa faturou R$ 328 milhões em 2005 e espera crescer pelo menos 7% este ano.

Hoje a empresa possui contratos e participa de concorrências em oito montadoras do Brasil e Argentina para o lançamento de dez novos modelos nos próximos dois anos, mais linhas diversas de motor e câmbio.

A empresa encerrou o ano de 2005 com 4.875 funcionários no Brasil. Em Minas Gerais estão localizados 2.042 empregados, dos quais 1.600 somente em Betim.

Histórico 

A Comau é a maior empresa mundial no setor de automação industrial para o segmento automotivo. No Brasil desde 1995, ela oferece soluções de alta tecnologia às montadoras nas áreas de engenharia, mecânica, montagem final, robótica e carroceria. Hoje ela atende a quase totalidade das montadoras instaladas no país e lidera o mercado nacional de automação para esse segmento. Com sede em Minas Gerais e escritório administrativo em São Paulo, a Comau atua em todo o país bem como na Argentina.

Dentro da estratégia de ampliação das áreas de atuação, em 1998, a Comau passou a oferecer também serviços de manutenção de sistemas de produção industrial. Hoje já é a maior operadora do setor no Brasil, com mais de 30 clientes em empresas nas áreas automotiva, petróleo, petroquímica, papel e celulose, mineração e siderúrgica, entre outras.

Um dos destaques da empresa no segmento da manutenção industrial é o “contrato de performance”, por meio do qual os ganhos da Comau são definidos de acordo com os benefícios gerados para o cliente, dividindo os ganhos obtidos com a maior produtividade. As ações visam à racionalização dos processos e levam ao aproveitamento ideal dos equipamentos.

Fundada na Itália em 1978 pelo Grupo Fiat, a Comau possui unidades em 19 países dos cinco continentes: Itália, África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Espanha, EUA, França, Índia, México, Polônia, Romênia, Rússia, Suécia, Turquia e Ucrânia.