Combate à corrupção: Painel reunindo diplomatas, juristas, professores e empresários acontece dia 29, em São Paulo

158

As semelhanças entre as operações Lava Jato e “Mani Pulite”, além do compartilhamento de ideias e experiências no combate à corrupção constituem o objeto do debate que será realizado no dia 29 próximo, no teatro do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, em São Paulo. Com o evento, que será aberto pelo embaixador da Itália, Antonio Bernardini, também o Brasil responde positivamente à chamada realizada pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália para o grande debate mundial sobre a corrupção dentro do programa denominado “Italian Business Integrity Day”.

“Combater a corrupção é um desafio que exige ação não apenas do setor público mas também precisa de um diálogo e de uma cooperação crescentes com a sociedade civil e o setor privado”, dizem os organizadores do evento. Entre os participantes estão o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sidnei Beneti, o cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa; o italiano Giovanni Colombo, da ‘Transparency Italia’ e o desembargador aposentado e fundador do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone no Brasil, Walter Fanganiello Maierovitch, entre outros. O evento será transmitido pelo canal YouTube-CIEE.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo aqui  . O teatro do CIEE, com 460 lugares, fica na Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi. “Estamos mirando no futuro e analisando a experiência italiana pós Maos Limpas, que criou o Alto Comissariado Anticorrupção, comandado pelo juiz Rafaelle Cantone”, disse Fanganiello. O evento tem participação confirmada do presidente do GEI – ‘Gruppo Esponenti Italiani’, Valentino Rizzioli, ex-presidente da Fiat. Entre outras empresários, foi convidado também o diretor de compliance da Petrobras.

Segundo os organizadores, o “Dia Italiano da Integridade Empresarial” é um projeto inovador promovido pelo Ministério das Relações Exteriores italiano por ocasião do Dia Internacional Anticorrupção. O evento terá um painel com as empresas brasileiras, focado nos principais desafios das empresas atuantes nos mercados internacionais, explorando a ligação entre reputação e competitividade global. Um grupo de empresas italianas, em cooperação com a sociedade civil e o setor público, compartilham com os protagonistas locais seus instrumentos e experiências para prevenir a corrupção e garantir a integridade nos negócios.

O programa do evento, conforme divulgam os organizadores, é o seguinte:

29 de novembro de 2018 – Quinta-feira
9h30min Welcome coffee/ Cadastro dos participantes.
10h – Vídeo Institucional e pronunciamento do Superintendente Geral do CIEE,Sr. Humberto Casagrande Neto,
Introdução do Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Dr. Filippo La Rosa.
10h10min – Intervenção do Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Dr. Sidnei Beneti.=
10h20min – Intervenção do representante da Transparency Italia, Giovanni Colombo: notas sobre o projeto BIF e sobre o SME’s Integrity kit.
10h30min – Mesa redonda com as empresas italianas moderada pelo Magistrado Wálter Fanganiello Maierovitch, vice-presidente do ICEE (International Center for Information Ethics) e pelo Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa:

• ENEL, representada pela Dra. Cristine de Magalhães Marcondes, Responsável Legal Compliance Brasil;
• TERNA, representada pelo Eng. Claudio Marchiori, Project Director Brasil;
• TIM, representada pelo Dr. Piero Formica;
• PIRELLI, representada pelo Dr. Simone Pellegrini, Head of Group Compliance e por Daniela Soares, Responsável Compliance Latam;
• RINA, representada pelo Dr. Jefferson Carvalho da Silva, Director Americas Region;
• Antonio Carlos da Ponte – diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (CEAF/ESMP);
• Nino Oliveira Toldo – Desembargador Federal;
• Pierpaolo Cruz Bottini – Professor-doutor do Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forence,
• Prof. José Rogério Cruz e Tucci – Titular da Faculdade de Direito da USP, doutor pela Universidade de Roma.

11h25min – Aberto para Q&A.
12h00 – Conclusões (Dr. Wálter Fanganiello e Dr. Filippo La Rosa).

Local: Espaço Sociocultural – Teatro CIEE, Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi, São Paulo-SP