Começa a grande festa da língua italiana: Em Florianópolis, tema vira lei; em Curitiba, cônsul vai ao piano para recital de encerramento

438

Como acontece em todo o mundo, também no Brasil se inicia oficialmente nesta segunda-feira a XIX edição da “Settimana della Lingua Italiana”. O evento vai de 21 a 27 de outubro, mas a programação é variável em cada circunscrição consular, atendendo sempre ao tema central que este ano é “L’Italiano sul palcoscenico” (o italiano no palco). Em algumas cidades, a programação já foi iniciada e/ou se estenderá até o final do mês.

O evento tem a coordenação geral do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional – Maeci, juntamente com o Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa – Miur, Ministério dos Bens e Atividades Culturais – Mibac; Radio e Televisão Italiana – Rai, Academia Crusca, Conselho Geral dos Italianos no Exterior – CGIE, Sociedade Dante Alighieri, Institutos de Cultura e Confederação Elvetica, entre outras associações, além dos consulados italianos.

No Brasil, de todas as programações até aqui divulgadas, destaca-se a do ‘Istituto di Cultura Italiana’ de São Paulo, que chegou a elaborar um site inteiramente ao evento. Ali, com programação variada, o leitor poderá consultar o calendário de eventos, que se estende do sábado último, 19, ao dia 30 próximo. Também o instituto do Rio de Janeiro tem programação extensa, iniciada neste domingo e que se prolongará até o dia 31, com espetáculo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em Belo Horizonte, o ítalo-paranaense Roberto Innocente, diretor, ator e autor, foi contratado para um programa especial denominado “Itália em Cena”, de sua autoria, em que atuará juntamente com a soprano Márcia Eloiza Kaiser e o pianista Matheus Corrêa Alborghetti numa “viagem na história teatral e musical italiana, das origens aos dias de hoje”. A “Conferência Espetáculo” será levada a Belo Horizonte, São João Del Rei e Barbacena.

Esse mesmo espetáculo será apresentado em Curitiba nesta segunda-feira, na Associação Giouseppe Garibaldi, a partir das 21 horas, numa promoção daquela entidade e do Centro Europeu – evento que, entretanto, não consta da programação oficial divulgada pelo consulado. Na programação oficial consta um espetáculo de encerramento, no sábado, dia 26, em que o próprio cônsul Raffaele Festa atuará como pianista no recital de música de câmara a cargo do tenor Vincenzo Cortese, nas dependências do centro cultural Dante Alighieri. A programação na jurisdição de Curitiba tem a participação ativa do CCI – Centro de Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina.

Em Florianópolis-SC, as atividades estão concentradas na coordenação do Círculo Ítalo-Brasileiro de SC – Cibsc, cuja direção divulgou na internet, durante a semana que passou, a informação de que a capital catarinense tornou-se “a primeira cidade do mundo a ter institucionalizada a Semana da Lingua Italiana através de uma lei”. O prefeito da cidade, Gean Loureiro – escreveu Alessandra Carioni, “sancionou a lei número 10.635 em nosso evento – o pré lançamento da XIX Settimana Della Lingua Italiana nel Mondo, na noite de quarta-feira (…) Além de proporcionar aos cidadãos acesso à cultura, história e conhecimento, essa lei significa o reconhecimento à presença da etnia italiana em nossa cidade”.

Em Porto Alegre, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Pontifícia Universidade Católica e a Acirs – Língua e Cultura Italiana são os apoiadores principais do evento que vai desta segunda até sexta-feira próxima. Em todo o Brasil a língua italiana vai ao palco, ao cinema, às palestras, às conferências e recitais.

Nos diversos sites consulares, onde consta a programação oficial da semana, ou nas redes sociais, fomos buscar informações disponíveis que reunimos aqui: