JOINVILLE – SC – Ao receber a comenda de Cavaliere della Ordine della Stella Della Solidarietà Italiana, na noite de 29 de abril, nas dependências da Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville-SC, o advogado João J. Martinelli disse que o Governo Italiano “deveria olhar com carinho para todos descendentes nascidos no exterior, passando a enxergá-los como uma grande força tarefa de auxílio à Itália, inacessível por conta de burocracias desnecessárias”. A comenda concedida pelo Governo da Itália ao presidente e fundador de Martinelli Advocacia Empresarial como reconhecimento aos préstimos realizados à comunidade italiana no Brasil foi-lhe entregue pelo vice-cônsul da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Rosario Grenci, representando o cônsul geral Salvatore Di Venezia, que se encontrava em viagem no exterior.
Além de integrantes da família Martinelli e de membros da comitiva consular, prestigiaram o evento autoridades políticas do Estado, como os senadores Luiz Henrique da Silveira e Paulo Bauer, além de empresários catarinenses. Sentaram-se à mesa, ao lado do homenageado, o cônsul honorário da Itália em Joinville e Região, Moacir Bogo, Valentina Rosso Martinelli, mãe do neo-comendador e o vice-cônsul Rosario Grenci que, após seu discurso, realizou em italiano os ritos protocolares para entrega da comenda, com a leitura do currículo do homenageado e do diploma oferecido pelo Governo Italiano.
Antes das palavras do Cavaliere della Ordine della Stella della Solidarietà Italiana aconteceu a homenagem surpresa da família, conduzida inicialmente pela filha mais velha Juliana Martinelli e que contou com a participação de seus irmãos Vanessa Martinelli e José Martinelli Neto. Eles interpretaram a canção “Olho em tudo”, de Vilma Dantas, e a versão italiana de “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos. Foi um momento de grande emoção que contagiou a todos os presentes.
Em seu discurso, Martinelli brindou a presença de tantos amigos naquela noite especial, agradeceu a honraria recebida e falou de sua satisfação em fazer parte do distinto grupo de Comendadores, alguns inclusive presentes no evento. Ele aproveitou a oportunidade para endereçar ao Governo Italiano o recado em que reivindica maior carinho do governo italiano para com os descendentes nascidos no exterior. Após suas palavras, subiram ao púlpito os senadores Paulo Bauer e Luiz Henrique da Silveira, sua cunhada freira Neide Girolla, seu irmão Nereu Martinelli e Gilberto Guimarães, um dos advogados de seu escritório.
O título Cavaliere della Ordine della Stella della Solidarietà Italiana, que numa tradução livre significa Cavaleiro da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, é uma honraria instituída pelo primeiro Presidente da República Italiana, Enrico de Nicola, através do Decreto nº 703, de 27 de janeiro de 1947, destinado a recompensar italianos no exterior e estrangeiros que contribuíram especialmente para a reconstrução da Itália do pós-guerra.
(Insieme n. 149)