u Com autorização outorgada pela sede central, em Roma, foi constituído o Comitê Dante Alighieri – Nova Friburgo, também reconhecido como Centro Certificador de Exames (Projeto Língua Italiana Dante Alighieri/Plida). O Comitê de Nova Friburgo é uma associação autônoma, coligada à ‘Sociedade Dante Alighieri’ de Roma, que é uma entidade sem fins lucrativos, constituída com base no Decreto Governamental nº 347, de 18 de julho de 1893. É aberto a todas as pessoas que tenham interesse pelo idioma e a cultura italianos e que aceitam o estatuto e as regras da associação. O novo Comitê Único no Estado do Rio de Janeiro constitui a décima sede da prestigiosa instituição italiana no Brasil.
O Comitê de Nova Friburgo foi ainda reconhecido Centro Certificador de Exames Plida com a Autorização de número 020210. A certificação Plida, devido à aprovação científica da famosa Universidade La Sapienza, de Roma, é reconhecida pelo Ministério dos Assuntos Exteriores (Convenção nº 1903 de 4 de novembro de 1993), assim como pelo Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais (Decreto de 18 de outubro de 2002) e pelo Ministério da Instrução da Universidade e da Pesquisa (Convenção de 11 de fevereiro de 2004), e atesta a competência no conhecimento do idioma italiano como língua estrangeira, conforme uma escala de seis níveis, que representam outras tantas fases do percurso de aprendizagem do idioma italiano e que correspondem àquelas estabelecidas pelo Conselho da Europa.
É importante salientar que atualmente os Centros Certificadores Plida no Brasil são somente três: Curitiba, Recife e agora Nova Friburgo.
O Conselho Executivo do Comitê Friburguense
O Conselho de Nova Friburgo é composto por sete membros: Giuseppe Arno, Dalton Carestiato, Patrícia da Rosa, Stella Mariza de M. Göebel Coelho, Jane Ayrão, Gilberto Sader e Marcelo Sauerbronn, respectivamente, presidente, vice-presidente, secretária, tesoureira, relações públicas, diretor financeiro e diretor suplente. A associação conta com cerca de 40 sócios efetivos, entre os quais reconhecidas personalidades da área cultural.
O novo comitê se propõe a tutelar e divulgar o idioma e a cultura italianos no âmbito do próprio território, reforçando as ligações entre os italianos no exterior e a pátria mãe, alimentando entre os estrangeiros o amor e o interesse pela civilização italiana; a favorecer as relações culturais entre Brasil e Itália, com atividades próprias e intercâmbios internacionais, assim como a oferecer gratuitamente assistência sociocultural, de acordo com sua linha programática, aos necessitados.
“Esta realização custou sacrifício, custou empenho, custou trabalho, mas ainda uma vez consegui realizar em Nova Friburgo, com o apoio da prefeita Saudade Braga e de um grupo de amigos, algo que seja um marco importante para o desenvolvimento da cidade, demonstrando que os friburguenses, embora com poucos recursos, atuando com seriedade e profissionalismo, são capazes de alcançar objetivos excepcionais de emancipação e de expansão cultural”, diz Giuseppe Arno, que esteve em novembro na Itália, tratando da implantação da Dante Alighieri em Nova Friburgo. Arno, que é o presidente do comitê friburguense, também preside a Associação Ítalo-Brasileira de Arte e Cultura (Aibac), entidade sem fins lucrativos que, entre outras atividades, ministra cursos culturais gratuitos. A Aibac é responsável pelo projeto de construção do monumento em homenagem a Santa Cabrini (padroeira de todos os emigrantes), que em breve será erguido na cidade.