CURITIBA – PR – A Chiesetta Alpina em construção no Morro das Antenas, em Jaraguá do Sul-SC, estará pronta em novembro próximo, quando deverá acontecer uma grande festa de inauguração. A informação foi dada pelo presidente da Comissão de Construção da obra que homenageia a fé dos imigrantes que nunca mais voltaram para suas pátrias, o empresário Vicente Donini, ao receber sobre o morro os conselheiros do Comitê dos Italianos no Exterior – Comites, no sábado, dia 22.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Embora encabeçada pela comunidade ítalo-brasileira de Jaraguá do Sul, a homenagem é a todos os imigrantes e seus descendentes, conforme a ideia original inspirada no sonho do italiano Franco Gentile, que mora em Florianópolis.

Para a conclusão da Chiesetta Alpina faltam ainda a colocação da cúpula da torre, uma estrutura em aço de aproximadamente 14 metros de altura, e a colocação do altar feito em pedra dolomita, evocando assim lugares que inspiraram a criação artística que estará a serviço da comunidade para eventos, festas, casamentos e reuniões sociais especiais. Também será construído ainda um salão de eventos e uma casa onde habitará uma família responsável pela limpeza e guarda do patrimônio.

Segundo Donini (ele explica isso no vídeo que realizamos na oportunidade) esse cuidado será necessário, inclusive porque os “amigos do alheio” já estiveram o lugar pichando e arrancando toda a fiação elétrica que, enterrada, alimentava a igrejinha que, assim, teve inclusive seu campanário já instalado silenciado.

Uma programação especial será incluída no calendário oficial do município, que deverá realizar as obras necessárias ao acesso ao local, hoje bastante difícil. Uma via-sacra e algumas obras de arte executadas por artistas convidados darão o arremate final na Chiesetta, cuja ideia foi concebida em meados de 2010, no curso dos eventos oficiais do “Momento Italia-Brasil”, sem, contudo, entrar no calendário oficial preparado pela Embaixada da Itália no Brasil. A pedra fundamental da obra foi lançada no dia 10 de novembro de 2011 para ser construída tilolo por tijolo. A inauguração da primeira etapa ocorreu em 15 de dezembro de 2012.

Todo o financiamento da obra e também da mão-de-obra é consequência de esforço da comunidade italiana de Jaraguá do Sul e associações vizinhas, em colaboração com inúmeras empresas que doaram recursos e materais, além de doações de pessoas físicas individualmente. O terreno de cerca de 20 mil metros quadrados, situado a 896m de altitude, foi doado pela família de Durval Spezia.

A comissão de construção está composta, além de Donini, por Almir Roberto Negri, Anselmo Ramos, Jair Alquini, João Barba Neto e Luiz Antonio Negrini. O Comitê Promotor é composto por Aclinio Feder, Alfredo Fontanive, Celio Bayer, Flavio José Brugnago, Iria Tancon, Irineu Bianchi, Josimar Luiz Mattedi, Nidiana Grazziana Lazzaris, Paulo Ademir Floriani e Verônica Salgado.