Comunidade italiana é convocada para a Festa da República com o ministro Tremaglia

 

u SÃO PAULO – SP / CURITIBA – PR – A pedido do cônsul geral em São Paulo, Gian Lucca Bertinetto, o Comitês SP, presidido por Rita Blasioli Costa, está convidando a comunidade italiana de toda a circunscrição para as comemorações relativas ao Dia da República, em 2 de junho. A festa será nas dependências do Clube Esperia, a partir das 19 horas, com a presença já confirmada do ministro dos Italianos no Mundo, Mirko Tremaglia. Blasioli assegura que o ministro “desejou estar, próprio no dia 2 de junho, para celebrar a Festa Nacional com a comunidade italiana de São Paulo”.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

Também em Curitiba o consulado geral emitiu comunicado à imprensa anunciando que Curitiba receberá, dias 3 e 4, a visita “da mais relevante visita de uma autoridade italiana da última década”. O ministro Tremaglia – diz o comunicado – “foi o principal articulador das leis constitucionais em favor do direito de voto aos italianos residentes no exterior.”

Tremaglia estará no dia 5 em Porto Alegre, onde as comemorações relativas ao Dia da República foram transferidas para aquela data. Antes disso, o ministro deverá estar no Rio de Janeiro, em Brasília, Belo Horizonte e também no Espírito Santo.

O comunicado do Comitês SP, bilíngüe, tem o seguinte teor, na íntegra: “San Paolo, 24 maggio 2005 – Ai Signori Presidenti delle Associazioni, Circoli, Federazioni Italiane della Circoscrizione Consolare di San Paolo. A Richiesta del Sig. Console Generale d’Italia a San Paolo, Min. Plen. Gian Luca Bertinetto, invitiamo a partecipare, insieme ai propri soci, alla Festa della Repubblica, che si celebrerà la sera del giorno 02 giugno, alle ore 19:00, presso la sede del Club Esperia (Av. Santos Dumont, 1313 – San Paolo; prossimo alle stazioni della Metropolitana Tiete e Armenia).

Alla cerimonia sarà presente l’On. Mirko Tremaglia, Ministro degli Italiani nel Mondo, che ha voluto essere a San Paolo, proprio il 2 giugno per celebrare la Festa Nazionale insieme agli italiani di San Paolo. VIA ASPETTIAMO NUMEROSI”

“Conforme solicitação do Consul Geral da Itália em São Paulo, Min. Plen. Gian Luca Bertinetto, convidamos a participar, junto com os sócios, à Festa da República, que será celebrada dia 02 de junho, às 19:00 hs., na sede do Clube Espéria (Av. Santos Dumont, 1313 – São Paulo, próximo às estações do Metrô Tietê e Armênia).

Na cerimônia estará presente o On. Mirko Tremaglia, Ministro dos Italianos no Mundo, que desejou estar, próprio no dia 2 de junho, para poder celebrar a Festa Nacional com a comunidade italiana de São Paulo. CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA

Natalina Berto Direttore Segretario

Rita Blasioli Costa Direttore Segretario Presidente

O comunicado para a Imprensa do Consulado Geral da Itália em Curitiba tem o seguinte teor: “O Consulado Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina comunica que Curitiba receberá a visita, nos próximos dias 3 e 4 de junho, do Ministro para os Italianos no Exterior, Mirko Tremaglia, acompanhado de S.E. o Embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise.

Trata-se da mais relevante visita de uma autoridade italiana da última década à capital paranaense e coincidirá com as comemorações da Data da Etnia Italiana no Paraná promulgada pela Lei Estadual 13.422/2002.

O Ministro Tremaglia foi o principal articulador das leis constitucionais em favor do direito de voto aos italianos residentes no exterior.

A sua visita ao Brasil tem entre seus objetivos verificar a aplicação dessas leis que em 2001 concederam o direito de voto aos italianos no exterior. Nestes dias os cidadãos italianos estão votando para o plebiscito sobre normas referentes à procriação assistida por médicos.

Esta visita também será a ocasião para que o Ministro Tremaglia conheça a situação dos mais de 50 mil italianos residentes no Paraná e em Santa Catarina e daqueles (ainda mais numerosos) que estão pleiteando o reconhecimento da cidadania junto ao Consulado de Curitiba.

Curitiba, 24 de maio de 2005”