Comunidade vêneta do Sul aguarda visita de Stival

CURITIBA – PR – Para um giro em diversas localidades no País, chega ao Brasil no próximo dia 02.11.2010 o secretário para fluxos migratórios do Vêneto, Daniele Stival. Sua visita será iniciada por Curitiba, onde tem na agenda dois eventos principais, segundo informa o consultor do governo vêneto para o Paraná, Luis Molossi: às 19 horas do dia 2, Stival deverá participar de uma assembléia geral da Federação das Associações Vênetas do Paraná – Favep e, no dia seguinte, terá contatos com setores da Universidade Federal do Paraná, na verificação de projetos encaminhados para financiamento parcial ou total do governo vêneto. Ainda segundo Molossi, Stival deverá se encontrar com o cônsul geral Salvatore Di Venezia. O sucessor de Oscar De Bona deverá, depois de cumprir sua agenda em Curitiba, seguir para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que ele vem ao Brasil, desde que o governo a que serve, liderado pelo também “leghista” Luca Zaia, ex-ministro da Agricultura do governo de Silvio Berlusconi,  assumiu o poder em Veneza. A começar por Curitiba, Stival encontrará inúmeros cidadãos brasileiros com o mesmo sobrenome seu.

NO RIO GRANDE DO SUL – Segundo o consultor vêneto para o Rio Grande do Sul, Cesar Augusto Prezzi, o programa de Stival no estado será muito intenso para apenas  dois dias. Ele prevê visitas a seis municípios: Carlos Barbosa, Garibaldi,  Bento Gonçalves, Monte Belo do sul, Farroupilha  e Caxias do Sul; visitas a várias empresas  que adquirem tecnologia italiana; participação  nas assembleias do Comvers e  da Amense (encontro com 40 prefeitos); visita a Universidades, lançamento de um livro e inauguração de uma Mostra.
Segundo Prezzi, a comunidade vêneta do Rio Grande do Sul e, principalmente os presidentes de  associações  italianas  de todo o Estado estão convidados a participar, especialmente dos seguintes encontros:
Dia 05/11 – Assembleia da Amesne em Monte Belo do Sul – 14 hs (destinada, principalmente, aos  prefeitos do  municipios que possuem “ gemellaggio” com cidades italianas)
Dia 05/11 – Lançamento da “Mostra della Fisarmonica  e  de  um  livro no  espaço da  Epopéia Italiana, da  Giordani Turismo em Bento Gonçalves – 19 horas.
Dia 06/11 – Assembleia do Comvers em Farroupilha  – sábado às 10 horas no auditório da Prefeitura municipal com  almoço previsto no  Restaurante Bem-Te-Vi, no Santuário de Caravaggio.
O programa de Stival nesta viagem, segundo Prezzi, estará limitado à Serra Gaúcha  devido ao exíguo tempo de permanência – apenas  dois dias. Prezzi explica que ficou estabelecido, que  nas próximas viagens,  o percurso  privilegiará as  regiões que não foram   visitadas  agora.

PATROCINANDO SUA LEITURA