Consulado de Curitiba promove mostra do cinema italiano em parceria com a Fondazione Italia

u CURITIBA – PR – Começa neste dia 07.04.2008 e termina dia 13 a “Mostra do Cinema Italiano” organizada pelo Consulado Geral de Curitiba com o apoio da “Fondazione Istituto Itália” e Fundação Cultural de Curitiba. A mostra acontece na Cinemateca de Curitiba, com entrada franca.  É composta – segundo divulgou o próprio Consulado – de filmes representativos da fase mais bem sucedida do cinema italiano, “com diretores que entraram para a história do cinema mundial, como Fellini, Antonioni, Visconti, Monicelli, Pasolini, como ainda de autores mais recentes, como Giuseppe Tornatore e Gianni Amélio que, pode-se dizer, estão entre os contemporâneos mais atenciosos com a realidade política e social da Itália”.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Carlos Cavalcanti 1174. A mostra obedece ao seguinte calendário:

 

Dia 7 – 2ª feira

Oito e Meio

19h30min

Dia 8 – 3ª feira

A Aventura

O Leopardo (Il Gattopardo)

16hs

19hs

Dia 9 – 4ª feira

Mamma Roma

Lamerica

16hs

20hs

Dia 10 – 5ª feira

O Incrível Exército de Brancaleones

Giuseppe Di Vittorio – Vozes de Ontem e de Hoje

16hs

 

20hs

Dia 11 – 6ª feira

Investigação sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita

O Homem das Estrelas

16hs

 

20hs

Dia 12 – sábado

Beleza Roubada

O Incrível Exército de Brancaleone

16hs

20hs

Dia 13 – domingo

Lamerica

Mamma Roma

16hs

20hs

 

Com exceção do filme “Giuseppe di Vittorio – Vozes de Ontem e de Hoje”, de Lazzani e Francesca Del Sette, que tem legendas em português, e Lamerica, de Gianni Amélio, com legendas em espanhol, os demais filmes serão exibidos em original italiano, sem legendas em português.

 

O único filme repetido é o clássico “O Incrível Exército de Brancaleone”, com os atores Vittorio Gassman, Enrico Maria Salermo, Catherine Spasak, Gian Maria Volonté, Barbara Steel, e Maria Grazia Buccella.  No ano 1.000 D.C., um bravo cavaleiro parte da França para tomar posse de suas terras. No caminho, ele é assaltado e assassinado por um bando de foras-da-lei que, de posse da escritura, decidem pegar por si o terreno. Para isso, eles precisam de alguém que finja ser o cavaleiro e acabam encontrando a pessoa perfeita no atrapalhado Brancaleone. Começa aí uma incrível aventura, onde Brancaleone e seus homens enfrentam os mais diversos perigos: a peste negra, os sarracenos, os bizantinos, resultando em um dos filmes mais divertidos e criativos do cinema até hoje.