Andrey Taffner e Oscar Lenzi, candidatos a Consultor da Província Autônoma de Trento por SC e PR (Foto: montagem sobre perfis do Facebook)

Com a desistência do ex-consultor Elton Diego Stolf, apenas dois candidatos concorrem ao cargo de Consultor da Província Autonoma de Trento para os Estados do Paraná e Santa Catarina – a região que congrega o maior número de descendentes de imigrantes trentinos fora da Itália. São eles o empresário Oscar Lenzi, de Rio dos Cedros-SC, e o advogado José Taffner Fraga, que reside em Blumenau-SC. O processo decisório, que envolve o apoio de toda a comunidade ítalo-trentina da área, deverá ser concluído ainda na primeira quinzena do próximo mês de maio.

O mesmo procedimento está sendo seguido no Rio Grande do Sul, que tem consultor à parte, assim como na chamada área norte, envolvendo as comunidades trentinas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. A função, embora não remunerada, é disputada com muito empenho no seio das comunidades trentinas de todo o mundo, contrastando com o método de simples nomeações, sem consulta alguma às bases, adotado por outras regiões da Itália, incluindo o Vêneto, que detém uma das maiores comunidades em todo o Brasil.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O ex-consultor Stolf desistiu de concorrer, segundo informa em correspondência enviada ao Consulado Geral da Itália em Curitiba e à presidência do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ do Paraná e Santa Catarina, onde exerce a função de conselheiro eleito, para evitar um “racha” no seio da comunidade trentina que representa. Os candidatos a Consultor da PAT precisam ter o apoio dos círculos e associações, além de serem avalizados pelos Comites e Consulados. Na correspondência, o ex-consultor apresenta os dois candidatos para a manifestação institucional correspondente.

“Percebi um jogo político no seio da comunidade trentina de nossa circunscrição que em nada me agradou” – escreve Stolf em sua carta – , uma manobra “realizada às escondidas” por um grupo de apoiadores de um dos candidatos indicados, sem seu próprio conhecimento. “Trabalhar como voluntário numa comunidade assim dividida seria terrível”, justifica ele, aduzindo esperar que seu gesto contribua para a maior união da comunidade trentina. Anteriormente, Stolf já havia comunicado sua decisão em carta circular, que vai aqui reproduzida, a todos os círculos e associações.

Posteriormente à publicação desta matéria, Insieme foi informada que no Rio Grande do Sul é candidata Elisette Bertollo, enquanto pela área norte é também candidato Marco Boccadoro, este último, residente em Fortaleza. Elisette postou em grupos de que participa que “acredito oportuno informá-los que tendo trabalhado muitos anos voluntariamente nos Circolos Trentinos do Rio Grande do Sul e dos quais fui Presidente e Coordenadora, decidi candidatar-me como Consultora do Rio Grande do Sul para a Província Autônoma de Trento. Sou motivada pelo amor que toda minha numerosa família Bertollo,-Copat- De Gasperi, de origem trentina, sempre teve pela Itália e pelo Trentino. Se puderem, peço vosso apoio que será de grande suporte e importância para mim”.