Foto Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme
Dom Vitti cumprimenta o cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora, na solenidade comemorativa ao 68 aniversário da República Italiana, realizada na noite de 1 de junho, na Sociedade Garibaldi.
CURITIBA – PR – Vítima de inesperados problemas cardíacos, faleceu no começo da tarde de hoje (26.06.2014), em sua residência episcopal, o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti. Tinha 74 anos e, além de um dos fundadores, era o presidente de honra do Círculo Trentino de Curitiba.
Dom Vitti foi também um incentivador da Revista Insieme, desde a sua fundação, há 20 anos.
O prelado respondia pelo Arcebispado Metropolitano de Curitiba desde 9 de maio de 2004, com nomeação do Papa João Paulo II. Era Bispo Auxiliar desde 1988. Ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1967, em Campinas-SP, Dom Vitti era natural de Piracicaba-SP, de uma família numerosa de descendente de imigrantes trentinos.
Gostava de pescar e seu apoio incondicional às questões da italianidade não o distanciou, jamais, de sua pastoral exercida sempre com simplicidade, simpatia e muita alegria, sob o lema episcopal “Um só Coração”. Era doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade San Tommaso, de Roma.
Perdemos um grande incentivador, um grande religioso e um grande homem, disse o ex-presidente do Círculo Trentino de Curirtiba, Ivanor Minatti, ao dar a notícia do falecimento do Arcebispo, logo que ele ocorreu, no começo da tarde