Novo motor eletrônico é uma evolução da consagrada Série C e se constitui em mais uma “tacada de mestre” da Cummins para manter-se líder no mercado automotivo

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u São Paulo-SP – A Cummins lança no mercado brasileiro o seu novo motor, o ISC de 320 cv. Trata-se de uma evolução da bem-sucedida Série C, produzida no Brasil desde 1986 e que, no mundo, já motoriza aproximadamente 2,5 milhões de caminhões e outros tipos de equipamentos. A Série C da Cummins é respeitada em todo o mundo por suas características de durabilidade, confiabilidade e desempenho. Diante disso, diz Luis Pasquotto, diretor de Marketing, Vendas e Engenharia “era previsível a escolha do ISC pelas montadoras para equipar seus próximos lançamentos. Aperfeiçoamos um ícone no segmento de motores”, acrescenta ele.

À durabilidade e à facilidade de manutenção, características já reconhecidas pelos usuários, o novo motor da Cummins agrega agora as vantagens dos recursos eletrônicos da moderna família de motores Interact, desenvolvida pela Cummins desde os anos 90. “O motor ISC mantém as atuais características de sucesso do motor C, porém com vários recursos adicionais, em função da eletrônica. Uma das principais características do ISC é propiciar interação total com o usuário, com o frotista e com o mecânico, fazendo com que todo esse conjunto tecnológico traga mais eficiência na operação”, comenta Maurício Rossi, gerente executivo de Vendas de Motores para a América Latina.

Ao lançar o novo motor, que será oficialmente apresentado na Fenatran/2005 (24 a 28/10 – Parque Anhembi/São Paulo), a Cummins atende, na verdade, a uma demanda dos seus principais clientes que, satisfeitos com o desempenho da família da Série C, cobravam novos equipamentos com recursos adicionais. Prova dessa maior demanda por parte dos clientes é que a Volkswagen, uma das parceiras mais antigas da Cummins, equipará parte de sua nova linha de caminhões pesados, denominada Constellation e lançada na semana passada com o ISC que está sendo apresentado pela Cummins. De início, serão três modelos: 19.320E, 17.250E e 24.250E.

Outro cliente tradicional da Cummins, a Ford, também planeja aplicar o ISC 320 cv em seus próximos lançamentos. Alguns deles serão apresentados durante a Fenatran 2005. Entre os caminhões Ford que deverão ser equipados com o ISC estão os modelos C2632e, C2932e, C 4432e, além do C5032e.

EVOLUÇÃO COMBINADA – A evolução tecnológica dos novos caminhões Volks e Ford está sendo possível em razão do desenvolvimento do ISC, um produto que atende plenamente as exigências dos lançamentos das duas montadoras. Equipado com a última geração de sistemas de gerenciamento eletrônico, o ISC incorpora uma série de benefícios que facilita a operação do caminhão, além de fornecer diversos parâmetros que auxiliam na gestão dos negócios de um frotista.

O novo motor da Cummins permite, por exemplo, definir rotas mais econômicas em função de dados fornecidos pelo sistema que registra todos os eventos ocorridos nas viagens. Além disso, há indicadores que possibilitam diagnosticar eventuais falhas e proteger o motor em caso de superaquecimento ou de operações fora dos padrões. Além de todas essas vantagens, o ISC ainda ganhou potência em relação ao C: ela passa de 305 para 320 cv, uma antiga reivindicação do mercado.

Os recursos eletrônicos introduzidos no ISC incluem um software que, por meio de diagramas elétricos, desenhos e conexões do motor, facilita também a correção dos eventuais problemas. As ocorrências, falhas e reparos são armazenados na memória do sistema garantindo consultas futuras para se traçar o histórico do equipamento. O sistema indica, entre outras ações, a melhor hora para troca de óleo. Ele também faz, automaticamente, a compensação da exigência de força do motor em caso de alguma falha, o que também ajuda a proteger o motor.

Os investimentos realizados pela Cummins no aperfeiçoamento e na evolução tecnológica dos seus motores, como é o caso do ISC, têm como objetivo principal consolidar sua posição no mercado nacional. Atualmente, seus motores equipam, em média, 36% dos caminhões novos vendidos no país, com capacidade de transporte acima de 4 toneladas. No caso dos caminhões fabricados pela Volkswagen essa participação beira os 60% e, na Ford, chega a 100%.

EUROMEC – C – Além do ISC, o vitorioso motor C da Cummins deu origem a outro produto. Tendo como proposta atender a um segmento específico – o dos usuários que não necessitam carregar mais de 23 toneladas e que usa o veículo em trajetos curtos, com trechos urbanos e rodoviários –, a Engenharia da Cummins desenvolveu um produto focado nessa necessidade. O novo produto, batizado de Euromec C, é uma versão mecânica do motor C, mas que atende à norma Euro III de emissões de gases e poluentes.

Para cumprir tal norma, a Cummins chegou a uma solução engenhosa para um motor de 220 hp. Para os usuários, a principal vantagem desse equipamento é que ele não implica em mudanças significativas na sua rotina operacional, nem na manutenção e nem no arsenal de peças de reposição. Além disso, esse usuário não necessita dos recursos oferecidos pelos motores eletrônicos.

 

Duas novas linhas de usinagem de cabeçotes para motores eletrônicos

estão em fase final de construção

 

 

Disposta a ampliar ainda mais sua participação nos mercados onde atua e atenta às demandas dos seus clientes, a Cummins prepara uma ampliação da sua planta. Duas novas linhas de usinagem de cabeçotes para motores eletrônicos estão em fase final de construção na sua fábrica de Guarulhos. É a primeira etapa de um processo de aumento da capacidade produtiva que terá novas fases em 2006 e 2007.

Além de ser estratégico para a conquista e a consolidação de novas fatias de mercado, a necessidade de ampliação sentida pela Cummins é resultado de um período de forte crescimento nas vendas internas, puxadas pela evolução dos setores de transportes e agrícolas, e também do vigoroso incremento nas exportações. Nos últimos anos, as vendas internas da Cummins cresceram em média 20% ao ano e as exportações experimentaram saltos constantes, atingindo expressivos 42% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o de 2004.