Delegação catarinense tem audiência nesta quarta com o Papa Francisco

Catarinenses visitam Parlamento italiano e são recebidos por Embaixador do Brasil no Vaticano

PATROCINANDO SUA LEITURA

Roma, Itália (19/11/2013) – Autoridades catarinenses visitaram a Câmara dos Deputados da Itália na tarde desta terça-feira (19). O grupo de deputados e empresários foi recebido por parlamentares, entre eles o senador Fausto Longo (PSI) e os deputados Fábio Porta, do Partido Democrático e Mattia Fantinati, do Movimento 5 Stelle. Fabio Porta, que representa o Brasil no Parlamento italiano juntamente com a paranaense Renata Bueno e Fausto Longo, anunciou a realização em 2014 de uma grande mostra no Brasil sobre Anita Garibaldi. Santa Catarina será incluída na programação que visa difundir a importância histórica da heroína catarinense, infomou o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, que lidera a missão.

No plenário da Câmara, o vice-presidente Marina Sereni, saudou a delegação formada pelos deputados Joares Ponticelli (PP) e Pedro Baldissera (PT), vice-governador Eduardo Moreira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Côrte, vice-presidente da Fiesc, Alfredo Pietrovski, diretor de relações internacionais da Fiesc, Henry Quaresma, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), Sérgio Alexandre Medeiros e presidente do Comitê das Associações Vênetas de Santa Catarina (Comvesc), Fabiola Cechinel. 

A agenda em Roma começou com uma recepção oficial na residência do Embaixador do Brasil no Vaticano, Denis Pontes de Sousa Pinto. Na oportunidade, o objetivo central da missão, que é a entrega de uma imagem de Santa Catarina de Alexandria ao Papa Francisco, foi detalhado pelo presidente da Alesc. O grupo que está em Roma para defender a canonização de Albertina Berkenbrok também incluirá, por indicação do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), o pedido de beatificação de Frei Bruno Linden, conforme carta endereçada ao Papa que será entregue nesta quarta-feira. O embaixador no Vaticano colocou-se à disposição para acompanhar o processo de canonização de Albertina. 

Outra agenda cumprida em Roma foi a participação no programa religioso e cultural Cristianitá, conduzido por Suor Myriam Castelli. O programa transmitido pela Rai Internacional recebe historiadores, alto prelado e especialistas em religião. A participação dos catarinenses deverá ser exibida no dia 1º de dezembro.

Nesta quarta-feira acontece o encontro com o Sumo Pontífice, às 10 horas (horário de Roma), no Vaticano. Os catarinenses entregarão de presente ao Papa uma imagem da padroeira do Estado, esculpida pelo artista catarinense de Treze Tlias, Werner Thaler.

A missão oficial catarinense à Itália e Vaticano, entre os dias 18 e 21 de novembro é liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP), com o objetivo participar de um encontro com o Papa Francisco e esteirar relações com o Parlamento italiano.

A comitiva é formada pelo vice-governador Eduardo Moreira, deputado Pedro Baldissera (PT), presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Côrte, vice-presidente da Fiesc, Alfredo Pietrovski, diretor de relações internacionais da Fiesc, Henry Quaresma, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), Sérgio Alexandre Medeiros e secretária executiva de Relações Institucionais da Alesc, Katia Sarlet Rezende.

Devido aos históricos laços culturais com o Estado de Santa Catarina, em função do grande fluxo migratório a partir do final do século XIX, a Itália é uma importante parceira do Brasil e dos catarinenses, tanto em termos políticos quanto comerciais.