Roberto Massaro, desembargador recém-empossado do Tribunal de Justiça do Paraná, foi homenageado com a medalha de “Honra ao Mérito Garibaldino” durante o jantar de fim-de-ano da diretoria da Associação Giuseppe Garibaldi de Curitiba, ocorrido na noite de segunda-feira última (05/12). Massaro é integrante da diretoria da entidade atualmente presidida por Benoni Constante Manfrin que delegou ao decano do conselho diretor, comendador Vittorio Romanelli, a entrega da honraria.
Durante o mesmo evento, a entidade, cuja histórica sede passa por reformas, rendeu também homenagem com o título de “Colaborador Emérito Garibaldino” aos empresários dirigentes Margaret Groff, Nilson Toshihico Nishimura, Paulo Ritter de Oliveira , Rui Medeiros e Marcos Cordiolli e Alcyr Cornelsen Sobrinho – todos eles envolvidos no projeto de reestruturação do “Palácio Garibaldi”.
A todos, o presidente Manfrin agradeceu a colaboração prestada, assinalando que estão contribuindo para o embelezamento e valorização de um dos principais marcos deixados pela imigração italiana em Curitiba e no Paraná.
O desembargador Massaro, ao agradecer a honraria recebida, discorreu sobre o momento atribulado pelo qual atravessa o país, detendo-se especialmente no que concerne ao papel do Poder Judiciário e concluindo seu pronunciamento com uma poesia otimista sobre a vida e a alegria de viver. Ele estava acompanhado da esposa Elaine de Cassia Massaro.
Massaro é cidadão ítalo-brasileiro, natural do Estado do Rio Grande do Sul. Foi bancário e iniciou sua carreira no Judiciário em 1980, ingressando, por concurso público, no Tribunal de Justiça do Paraná, exercendo cargos na área de assessoramento administrativo e correcional. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e, no decorrer de sua carreira, participou de diversos cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior. Em 1988, ingressou na carreira de Juiz Substituto no Estado do Paraná atuando nas Comarcas de Pato Branco, Clevelândia, Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho. Em 1991, foi nomeado titular da comarca de Arapoti e, após, de Imbituva, sendo promovido em 1992 para a comarca de Paranaguá. Em 1997 foi promovido para a 1ª Seção Judiciária de Curitiba e, em seguida, nomeado Juiz Titular da 1ª Vara de Execuções Penais da capital. Foi Juiz da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba e eleito para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Em 2010 e 2011, foi convocado pelo CNJ para compor o grupo especial de Juízes do Controle e Monitoramento do Sistema Penitenciário de Execução Penal do País. Antes de tomar posse como desembargador, Massaro também foi Juiz Auxiliar da Presidência e da Vice-Presidência do TJPR.