Devido à demora, pós-graduando anuncia desistência do passaporte italiano. Acaba de ser chamado, mas ainda sem data

Somente após ter anunciado nas redes sociais que estava desistindo do passaporte italiano é que Leonardo Araújo Travassos, pós-graduando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, conseguiu obter notícias sobre seu agendamento feito há cerca de dois anos junto ao Consulado Geral da Itália em Curitiba e, depois, transferido para o Consulado Honorário da Itália em Florianópolis. Depois de muitas informações desencontradas, “comunicaram-me ontem que meu nome está na lista, mas ainda assim não marcaram data”, disse o estudante em tele-entrevista à revista Insieme, no início da tarde de hoje.

Devido à pandemia do coronavirus, o Consulado de Curitiba transferiu para alguns escritórios consulares honorários dotados de equipamentos para a coleta de dados biométricos (Florianópolis, Joinville e Londrina) parte dos agendamentos que haviam sido realizados na sede central. Entretanto, pelo menos em Joinville e Florianópolis, ao contatarem esses escritórios, diversas pessoas que tinham realizado o agendamento vinham recebendo a informação de que seus nomes não estavam na lista transferida. “Eles venceram, eu desisto”, escreveu Leonardo dia 8 de julho último, numa postagem que realizou num grupo de Facebook.

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Naquele dia, Leonardo assim se manifestou: “Acabei de receber um áudio do escritório [Consulado Honorário, NR] de Floripa. Disseram que chamaram todos os nomes que Curitiba enviou e que se eu não tivesse recebido e quisesse fazer o passaporte era para entrar no agendamento normal. Gente eu já passei pelo stress de fazer o agendamento no consulado de Curitiba, esperei um ano pra chegar minha vez. Deu a crise que a gente vive, fui reagendado para quase um ano depois, para maio de 2021. Fui reagendado de novo e, agora, disseram para eu entrar na fila de um escritório que não faz absolutamente nada. Resumo da ópera? Eles venceram. Eu desisto.”

Sua desistência anunciada, segundo explicou, era para, depois de tanto tempo perdido sem resultado, “tirar essa preocupação da cabeça”. Perguntado para que ele quer o passaporte, Leonardo informou que está em seus planos concluir sua pós-graduação em História (área de cinema) fora do Brasil e que, assim que for possível viajar e ir atrás de seus objetivos, pretende estar já com a documentação em ordem. Além disso, ele diz não entender a demora no fornecimento de um simples documento a que o cidadão tem direito. Antes de conseguir o agendamento em Curitiba, Leonardo havia solicitado o mesmo em Florianópolis, inclusive com o envio dos documentos solicitados mas, segundo ele, essa solicitação sequer foi respondida.

A redação tentou obter informações sobre a situação das listras transferidas junto ao Consulado Honorário de Florianópolis, mas o titular Attilio Colitti, respondeu que se encontra “viajando na Itália por importantes questões familiares” e voltará no começo de agosto, aduzindo, entretanto, que “minhas secretárias ficam ao dispor do público nesse período”.

Mais tarde, Colitti ligou para a redação para dizer que as falhas verificadas e também o contencioso gerado pela distribuição das listas de Curitiba deverão ser resolvidas dentro de um mês e meio, “exagerando, no máximo em dois meses”. Ele admitiu que existiram problemas mas enfatizou o esforço que está sendo realizado para proporcionar um bom atendimento aos cidadãos. A coleta dos dados biométricos deverá ser realizada duas, “ou até três vezes” por semana, segundo disse Colitti.

Há algumas semanas a redação de Insieme vem recebendo notificações de cidadãos italianos que se encontram “perdidos” com as informações desencontradas fornecidas por Curitiba e pelos escritórios para onde houve a distribuição das listas de agendamento. São mensagens de voz e também escritas às quais o Consulado Honorário em Florianópolis, por exemplo, respondia com uma mensagem padrão: “O Consolato Onorario d’Italia a Florianópolis agradece seu contato. Solicitação de passaporte: passaporti.florianopolis@gmail.com. Pedidos de cidadania: informar nome completo, n° de inscrição e aguardar agendamento. Demais assuntos: consolato.italia.florianopolis@gmail.com. Os atendimentos cancelados pelo Consulado Geral de Curitiba encaminhados para esta agência já foram todos comunicados. Caso recebamos outros, avisaremos pelo email cadastrado. Por ora segue nossa lista regular”.

No último dia 13, o Consulado Geral da Itália em Curitiba postou na página de rosto de seu site mensagem anunciando a “suspensão parcial dos serviços consulares e atendimento ao público” até o final deste mês. A mensagem tem o seguinte teor:

“Considerando o andamento da pandemia nos Estados do Paraná e Santa Catarina, este Consulado-Geral da Itália e suas Representações Consulares Honorárias atenderão os usuários de maneira reduzida até o dia 30 de julho.

PASSAPORTES – 1) Os requerentes residentes fora de Curitiba agendados entre 01 e 30 de julho 2021serão recebidos posteriormente pelos consulados honorários competentes (Londrina, Florianópolis e Joinville) para atendimento nesses respectivos locais. Portanto, esses requerentes deverão desconsiderar o agendamento do ‘PrenotaOnline’ e contatar os consulados honorários por telefone ou e-mail, para novo agendamento. 2) Somente os requerentes residentes na região de Curitiba agendados entre 01 e 30 de julho serão recebidos neste Consulado-Geral em Curitiba”.

Em comunicado anterior, datado de 11/06, o mesmo consulado assim dispôs:

“considerando o andamento da pandemia nos estados do Paraná e Santa Catarina, este Consulado Geral da Itália e suas Representações Consulares Honorárias atenderão os usuários de maneira reduzida até o dia 30 de junho.

A) Setor de passaportes – 1) Os requerentes residentes fora da região de Curitiba cujos agendamentos estavam marcados entre14 e 30 de junho 2021, serão reconvocados posteriormente pelos consulados honorários competentes (Londrina, Florianópolis e Joinville) para atendimento nesses locais. Portanto esses requerentes deverão desconsiderar o agendamento do ‘PrenotaOnline’ e aguardar o contato dos consulados honorários, que ocorrerá por telefone ou e-mail, para novo agendamento.

2) Somente os requerentes residentes na região de Curitiba agendados entre 14 e 30 de junho 2021 serão recebidos neste Consulado Geral em Curitiba. Aqueles agendados nas quartas-feiras no período da tarde, o recebimento passa a ser no período da manhã com início às 8:30.

B) Setor de cidadania

Os interessados que foram convocados (vide aviso de convocação em ‘cidadania’) serão recebidos com horário previamente agendado nas modalidades previstas no supracitado aviso de convocação.

C) Demais serviços

Será garantido o atendimento presencial, para os demais serviços, desde que seja objetivamente comprovada a urgência. Pedimos aos interessados que enviem um e-mail solicitando o atendimento, anexando a documentação comprovatória.

No referido “aviso de convocação”, o Consulado de Curitiba chamou os inscritos entre os números 50.001 e 51.000 para marcar a apresentação da documentação, “a partir do dia 10 de junho de 2021 até 13 de agosto de 2021, esclarecendo que “os agendamentos serão marcados por ordem progressiva de pedido de acordo com a possibilidade de recebê-los por parte da representação consular”. Entretanto, 13/08/2021 “é o prazo final para a apresentação dos documentos e não será possível estendê-lo, assim como serão aceitos somente documentos de pessoas cujo prazo para a apresentação não expirou anteriormente”.