CURITIBA – PR – Imigrantes italianos têm agora um dia especial no calendário brasileiro: É 21 de fevereiro, segundo estabelece uma lei aprovada pelo Congresso Nacional no dia 8 de maio e sancionada dia 2 de junho pelo presidente da República.
A sanção coube ao residente em exercício, José Alencar, enquanto o presidente Lula e sua família se encontrava na Itália – ele para a Conferência da Fao e sua esposa, Dona Marisa, dois filhos, uma nora e um netinho, para uma visita à terra de origem de seus ancestrais – Palazzago, na província de Bérgamo,em comemoração aos 25 anos de matrimônio do casal.
A data de 21 de fevereiro, segundo o senador Gerson Camata, do Espírito Santo, marca o dia da chegada, em 1874, da primeira expedição de italianos, a bordo do vapor “Sofia”. Um total de 380 famílias desembarcaram na cidade de Vitória para substituir a mão de obra escrava negra nas lavouras da região. Era o início da grande migração de italianos em direção ao Brasil, onde hoje vive uma população calculada entre 25 e 30 milhões de descendentes.
Na solenidade de sanção, realizada no Palácio do Planalto, além do senador Gerson Camata e do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, estavam presentes o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise e representantes dos diversos consulados italianos que funcionam no Brasil. O projeto de Camata estipula ainda a inclusão da data no calendário comemorativo das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
A criação de um dia específico para homenagear os imigrantes italianos – segundo a assessoria parlamentar de Camata – confirma a importância da contribuição do país europeu para o progresso brasileiro e consolida os laços de amizade entre as duas nações. “A importância do projeto foi ratificada pela presença do Embaixador da Itália, Michele Valensise e de todos os representantes dos consulados Italianos no Brasil”, diz um comunicado do gabinete do senador.
O Senador Gerson Camata – diz ainda o comunicado – comemorou a assinatura e comentou a feliz coincidência: “Hoje é comemorado o Dia da Itália, o Presidente Lula está na Itália e estamos aqui avalizando a importância do Povo Italiano para o Brasil”.

PATROCINANDO SUA LEITURA