Hoje cedo, na abertura do XXI Encontro dos "Difusori del Talian"(Foto Cedida)

Comunicadores de rádio, professores e estudiosos envolvidos com o Talian de diversas partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de outros Estados do Brasil, estão reunidos em Sananduva-RS no “XXI Incontro Nassional dei Difusori del Talian”.

O encontro teve início ontem (10) à noite na sede da AABB de Sananduva e irá até amanhã, em promoção da Assodita – Associação dos Difusores do Talian com o apoio da Prefeitura Municipal local. Hoje o programa se desenvolve na Casa da Cultura. Paralelamente aos debates, desenvolvem-se também programas de natureza cultural e gastronômico.

PATROCINANDO SUA LEITURA

“Complimenti a tutti che portano vanti la cultura del Talian su comando de Masolini. Complimenti anca ai organizatori del evento Sananduva”, postou um dos 256 integrantes do grupo da Assodita, presidida por Edgar Marostica, no Whatsapp. Paulo Massolini é um médico de Serafina Correia-RS que, entre outros, como o falecido Frei Rovílio Costa, batalhou pelo reconhecimento do Talian como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Ele é, também, presidente da Fibra – Federação das Associações Ítalo Brasileiras do Rio Grande do Sul

Na manhã deste sábado, no programa de palestras, falou Milton Lima sobre atualidades entre o Brasil e Itália, seguido do professor Leomar José Foscarini, que falou sobre a formação da pessoa através do esporte, e Joao Wianey Tonus, que abordou “O Estado e o Talian”. A manhã foi encerrada com palestra de Aladir Antonio Ferro, que falou sobre “Língua falada e escrita, o ensino do Talian nas escolas públicas e privadas”.

À tarde, o encontro seguirá com mais palestras: Idemar Ghizzo fala sobre imigração italiana, história e realidade; Andreza Klitske, Silvana Perondi e Juliana Gubert falam sobre o quotidiano da vida comunitária italiana; Cesare Ciola fala sobre o Tirol e o Trentino: história de uma terra de confins e seu papel nos fenômenos migratórios as partir de 1860 até hoje; Nedi Teresinha Locatelli fala do universo da língua Talian e responsabilidades e desafios, além de fazer uma análise do Estatuto da Assodita.

À noite, no salão de eventos da Paróquia São João Batista, sob a coordenação de Paulo Massolini, serão entregues medalhas do “Merito Talian” a diversas personalidades, enquanto Ademir Dalla Santa coordenará um ato em homenagem ao professor Honório Tonial, um dos baluartes do Talian no Brasil, falecido há pouco tempo. Valmor Marasca e o Grupo Volare se encarregarão da diversão musical e do baile que acontecerá a seguir.

Amanhã, antes do “Disnar e Arivedersi” haverá edição especial do programa “Taliani Bona Gente” na Radio Sananduva, visita ao Museu Municipal e “Missa in Talian” pelo padre Alberto Tremea e participação do Coro Voz do Vale, além de “Microfono verto ai participanti” (Microfone aberto aos participantes) sob a coordenação de Edgar Maróstica e Paulo Massolini, com a escolha da cidade que sediará o próximo encontro.