Difusores do Talian de todo o Brasil se encontram em Nova Erechim-SC neste final de semana. É o 23º Encontro do gênero

387

Começa nesta sexta-feira, e vai até domingo, o ‘XXIII Incontro dei Difusori del Talian’ que, entre outros assuntos, deverá eleger a nova diretoria da Assodita – Associação dos Difusores do Talian. O evento acontece na cidade de Nova Erechim, no oeste catarinense.

Fundada em 09 de novembro de 2008, em Concórdia – SC, a Assodita tem sede em Serafina Corrêa-RS. Seus cerca de 130 associados deverão também, durante o encontro, aprovar um novo estatuto para a entidade que realiza, concomitantemente, o “I Incontro Nacional dei Difusori del Talian”.

O encontro será realizado nas dependências da Câmara Municipal local e do CTG ‘Casota dela Tradissione’ (Galpão da Tradição). Uma missa em Talian será oficiada, no domingo, pelo padre Valter Girelli, da Diocese de Erechim, nas dependências da capela de Nossa Senhora de Fátima.

Programa principal do “XXIII Incontro Nacional dei Difusori del Talian”.A programação principal acontece durante todo o dia de sábado mas já na sexta-feira está agendada uma reunião do “Comitato Nassional de Gestion de la Lengua Talian” na sede da Câmara de Vereadores de Nova Erechim. Palestras e debates abordarão temas como salvaguardar o Talian no planalto curitibano; a arte de falar – pronúncia e dicção; a evolução do rádio com ênfase para a mídia eletrônica na era digital; a história da língua Talian; o dialeto trentino no Brasil; a imigração italiana no Rio Grande do Sul; a atuação dos chamados “mestres e mestras da cultura popular”, entre outros.

O encontro – que tem como realizadora a Associação Italiana Vêneta de Nova Erechim com apoio da Assodita, Feibemo e Fibra – inclui, no sábado à noite, um “jantar típico Talian” , durante o qual será feita a entrega do “Troféu Mérito Talian” a personalidades que tenham se destacado no setor, e um show com Edgar Marostica – “humorista e mestra de cultura popular”. No domingo, após a missa, o almoço é na sede do CTG.

Embora fundada e constituída principalmente por radialistas de programas de talian, a Assodita acolhe em seu quadro social todos os difusores da Língua como escritores, colunistas de jornais, editores, professores, pesquisadores, entre outros. A Associação tem por finalidade a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; cultural material e imaterial, com foco na Língua e na Cultura Talian escrita e falada, em ações de salvaguarda, valorização e difusão através de qualquer meio de comunicação.

Atualmente, a Assodita é presidida por Edgar Marostica. Integram ainda a diretoria atual Nedi Terezinha Locatelli, Jaime Martelli, Olindo Tibola, Jordão Zanella, Deoclecio Parisotto, Paulo José Massolini, Paulino Barbiero e Nilton Lima.