Local onde estão reunidos os difusores do talian, em Sananduva, RS (Foto Divulgação/Assodita)

Tem início na noite de hoje,  e vai até domingo ao meio-dia, o “XXVI Incontro Nassional dei Difusori del Talian”, reunindo exponentes do ativismo cultural que celebra determinadas características da imigração italiana no Brasil. O encontro acontece em Sananduva, cidade estabelecida a noroeste do Rio Grande do Sul.

Paralelamente também acontece o “I Incontro dei aluni dela Cucagna Scola de Talian”, uma iniciativa que tem como carro-chefe a Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste, do Paraná, no ensino das formas dialetais da herança linguística dos descendentes dos imigrantes italianos. A organização é da Assodita – Associação dos Difusores do Talian.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Na noite de sábado, acontecerá também a revelação e entrega da premiação “Mèrito Talian” 2022 a pessoas e entidades que tenham se destacado na manutenção das tradições culturais dos imigrantes – uma promoção tradicional da Fibra – Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul.

O programa a ser seguido é o seguinte:
11 de novembre, vendre (11 novembro, sexta-feira).
Acolhida dos participantes:
A partir das 20h – Jantar e Filo Talian (Centro Comunitário da Paróquia São João Batista).
12 de novembre, sabo (12 de novembro: sábado).
8:30 – Abertura (Hino Nacional em Talian; Hino de Sananduva). Falas de: Prefeito de Sananduva, Antuir Ricardo Pansera (5 min); Secretária de Educação, Luciana Crestani (5 min); Coordenadora do Contalian, Nedi Terezinlrn Locatelli (10 min); Presidente da Assodita, Juvenal Dai Castel (5 min);
9:00 – Apresentação Çultural.
9:15 – Palestra 1 – Difusão e salvaguarda do Talian na Cucagna Scola de Talian (Unicentro, Assodita, Cooperlate) Prof. Dr. Tadinei Daniel Jacumasso (Unicentro), Prof. Juvenal Jorge Dal Castel (Unicentro e Assodita), Profa. Ora Loremi Loregian-Penkal (Unicentro e Assodita), Nelson Pavoni (Presidente da Cooperlate).
10:20 – Intervalo
10:50 – Escola de Arte (Sananduva), Lançamento de livros (Edilson Carlos Guzzo), Tonial – Ato simbólico e apresentação cultural (Juvenal: Magnar de Oro)
12:30 -Almoço (Polenta in Piassa).
14:00 – Palestra 2 – Literatura do Talian: importância na preservação da língua com Frei Arlindo Itacir Battistel, Julio Posenato e João Wianey Tonus.
15:00 – Apresentação Cultural (Pedro Pastore, Vilmar Guzzo, Juvenal Dal Castel).
15:15 – Sananduva – Círculo (rádios/homenagem a ex-prefeito).
16:15 – Intervalo.
16:30 – Cohasa – Cooperativa de Habitação (histórico)
16:40 – Apresentação Capela Mão Curta.
17:10 -A atual situação econômica e financeira da Itália – Milton Lima.
17:30 – Palestra 3 – Corno a Itália recebe um programa de rádio em Talian – Cesare Ciola.
20:00 – Jantar talian (apresentações culturais in Talian e entrega do Mèrito Talian – Prêmio Massolini – Fibra).
13 de novembre, doménega (13 de novembro, domingo).
9h – Messa in Talian.
12h – Almoço de encerramento do evento.