DIFERENÇA NOS NÚMERO DE PROCESSOS ENGAVETADOS NO INÍCIO DA TASK FORCE É SUPERIOR A 150 MIL
CURITIBA – PR – Qual era, na verdade, o verdadeiro número de processos dos que requeriam o reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue engavetados nos consulados da Itália que funcionam Brasil na data do início da “task force”, em 2009? A tabela que publicamos ontem (13.09.2012) contendo o quadro geral das chamadas “filas da cidadania italiana” informa que eram exatos 297.064. Esse número, entretanto, em tabelas anteriomente divulgadas pela Embaixada e pelo Mae – Ministero degli Affari Esteri, era outro. O documento que dava a posição da “task force” em 31 de março do ano passado, falava em 245.594; um ano antes, esse número figurava nas tabelas como sendo 145.704 – uma diferença de exatos 151.360, maior que o próprio numero que deu partida ao mutirão, conforme se divulgou na época.
Diante da situação atual, que continua dramática em termos de espera, que chega a sete anos, e também em termos de quantidade de requerentes no aguardo da análise de seus pedidos, que somavam 244.330 no final de junho último, essa discrepância de números poderia não ter importância alguma. Entretanto, além de passar uma idéia de que algo muito sério deve ter acontecido no levantamento estatístico do trabalho da ‘task force’, o fato, se não for devidamente esclarecido, pode colocar suspeita sobre outros resultados apresentados, sempre, sem muita clareza à comunidade. Afinal, a realidade da fila numa determinada época devia ser uma só, os números não foram crescendo de per si.
Se no início, essa prestação de contas trimestral, que seguia uma orientação expressa do MAE à época em que se encontrava em roma o falecido ex-cônsul geral em Curitiba, Mario Trampetti, era feita naturalmente, há algum tempo ela deixou inclusive de ser realizada, chegando ao drama que acabamos de assistir com o Intercomites interpelando autoridades sem delas obter resposta apenas para saber como estão os trabalhos. Num segundo ato, procurou-se de todas as formas impedir que as informações fossem tornadas públicas.
As tabelas, ao longo do tempo, sofreram diversas mudanças na forma da apresentação e deixaram, inclusive de traçar a comparação com os serviços da ‘task force’ nos demais países da América do Sul, onde também a operação foi realizada. Isso ocorreu a partir do momento em que passaram a ser questionados os motivos pelos quais, apesar de todo o esforço dos funcionários consulares, no Brasil, a lentidão dos trabalhos era sempre maior que aquela verificada, por exemplo, na Argentina.
Para uma análise mais detalhada, publicamos, a seguir, as diversas tabelas que, ao longo do mutirão, ora praticamente esvaziado, foram trazidas à luz, inclusive pela revista Insieme:
Posição em 30 de junho de 2012
I |
(a) |
(b) |
(c)
|
(d) |
(e) |
(f) |
(g) |
||
SAN PAOLO |
162.321 |
52.749 |
29.944 33.402 |
151.723 |
52 |
65 |
55 mesi |
||
RIO DE JANEIRO |
19.928 |
6.301 |
8.738 1.756 |
15.735 |
20 |
3 |
84 mesi |
||
PORTO ALEGRE |
15.388 |
4.276 |
6.578 382 |
12.704 |
4 |
1 |
80 mesi |
||
CURITIBA |
72.058 |
19.033 |
17.036 25.320 |
48.735 |
21 |
27 |
62 mesi |
||
BELO HORIZONTE |
18.494 |
2.915 |
4.325 6.914 |
10.170 |
4 |
3 |
55 mesi |
||
RECIFE |
5.000 |
2.326 |
4.903 410 |
2.013 |
7 |
1 |
24 mesi |
||
BRASILIA |
3.875 |
2.532 |
2.276 881 |
3.250 |
1 |
0 |
70 mesi |
||
SUBTOTALE |
|
|
73.800 69.065 |
|
|
|
|||
TOTALE |
297.064 |
90.132 |
142.865 |
244.330 |
|
|
II |
ISTANZE/ |
numero di |
ISTANZE/RICHIESTE |
PRATICHE |
ISTANZE/RICHIESTE |
numero di |
BRASILE |
297.064 |
1.039.724 |
90.132 |
142.865 |
244.330 |
855.155 |
(*) Il coefficiente- Paese per calcolare il numero di potenziali nuovi cittadini per nucleo familiare derivanti da ogni “pratica” individuale di cittadinanza è il seguente
per il 2008: Argentina:4; Brasile: 3,5; Uruguay: 3; Venezuela:1
per il 2009: Argentina:3; Brasile: 3; Uruguay: 3; Venezuela:
per il 2010: Argentina: ; Brasile: 3,5; Uruguay: __; Venezuela __
Posição em 31 de março de 2011
UFFICIO CONSOLARE |
ISTANZE/ |
ISTANZE/ |
PRATICHE
|
ISTANZE/ |
MEDIA PRATICHE GIORNALMENTE EFFETIVAMENTE TRATTATE |
MEDIA PRATICHE GIORNALMENTE ARCHIVIATE |
TEMPI SMALTIMENTO ARRETRATO |
||
SAN PAOLO |
162.321 |
36.194
15.623 38.524
144.368
50
40
40
mesi
RIO DE JANEIRO
19.928
3.824
5.600 1.172
16.980
8
3
60
mesi
PORTO ALEGRE
15.388
3.052
4.772 828
12.840
11
4
55
mesi
CURITIBA
20.588
12.402
10.959
18.6603.371
7
12
120 mesi=
10 anni
BELO HORIZONTE
18.494
2.523
3.240 6.914
10.863
4
3
72
mesi
RECIFE
5.000
1.667
3.517
3412.208
6
1
21
mesi
BRASILIA
3.875
2.271
1.786
8033.557
1
0
70
mesi
SUBTOTALE
45.497 67.242
-112.739
TOTALE
245.594
61.933
112.739
194.788
PAESE |
ISTANZE/ |
numero |
ISTANZE/ |
PRATICHE |
ISTANZE/ |
numero |
BRASILE |
245.594 |
859.579 |
61.933 |
112.739 |
194.788 |
584.367 |
(*) Il coefficente-Paese per calcolare il numero di potenziali nuovi cittadini per nucleo familiare derivanti da ogni “pratica” individuale di cittadinanza Ž il seguente: per il 2008: Argentina: 4; Brasile: 3,5; Uruguay: 3; Venezuela: 1; per il 2009: Argentina: 3; Brasile: 3; Uruguay: 3; Venezuela: 1; per il 2010: Argentina: -; Brasile: 3,5; Uruguay: -; Venezuela: –
Posição em 30 junho de 2010
UFFICIO CONSOLARE |
Istanze/ |
Istanze/ |
Pratiche
|
Istanze/ |
Media pratiche |
Media pratiche |
Tempi |
||
SAN PAOLO |
62.431 |
80180 |
2.132 5.406 |
63.073
16
42
54 mesi
RIO DE JANEIRO
19.928
1.380
4.075 1.022
16.211
18
3
45 mesi
PORTO ALEGRE
15.388
1.736
3.178 1.222
12.724
13
3
40 mesi
CURITIBA
20.588
9.857
5.556 15.410
9.479
10
28
47 mesi
BELO HORIZONTE
18.194
1.768
2.516 6.914
10.382
8
23
48 mesi
RECIFE
5.000
1.826
3.282 317
2.077
6
1
18 mesi
BRASILIA
3.875
25.423
1.670 648
3.383
4
1
22 mesi
SUBTOTALE
22.409 30.939
-53.348
TOTALE
145.704
53.348
117.779
10
15
39,14 mesi
II |
Istanze |
numero di |
Istanze/richieste |
Pratiche |
Istanze/richieste |
numero di |
BRASILE |
145.704 |
437.112 |
25.423 |
53.348 |
117.779 |
353.337 |
(*) Il coefficiente-Paese per calcolare il numero di potenziali nuovi cittadini per nucleo familiare derivanti da ogni “pratica”individuale di cittadinanza il seguente:
per il 2008: Argentina: 4; Brasile: 3,5; Uruguay: 3; Venezuela: 1.
per il 2009: Argentina: 3; Brasile: 3; Uruguay: 3; Venezuela: 1.
per il 2010: Argentina: -; Brasile: 3; Uruguay: -; Venezuela: -.
Posição em 31 de março de 2010
SEDE |
Istanze |
Media stimata |
Nuove istanze |
Istanze |
Istanze |
Media stimata |
|
|
|
|
|
|
|
SAN PAOLO |
62.431 |
218.509 |
6.669 |
6.783 |
62.317 |
186.951 |
RIO DE JANEIRO |
19.928 |
69.748 |
1.341 |
4.222 |
17.047 |
51.141 |
PORTO ALEGRE |
15.388 |
53.858 |
1.424 |
3.400 |
13.412 |
40.236 |
CURITIBA |
20.588 |
72.058 |
9.256 |
15.252 |
14.592 |
43.776 |
BELO HORIZONTE |
18.194 |
64.729 |
1.615 |
7.336 |
12.773 |
38.319 |
RECIFE |
5.000 |
17.500 |
451 |
3.594 |
1.857 |
5.571 |
BRASILIA |
3.875 |
13.563 |
1.100 |
1.705 |
3.270 |
9.810 |
|
|
|
|
|
|
|
TOTALE |
145.704 |
509.964 |
21.856 |
42.292 |
125.268 |
375.804 |
(*) includono domande di riconoscimento di cittadinanza e richieste di appuntamento.
(**) stato applicato un coefficiente-paese per calcolare, con una stima di targa massima, il potenziale numero di nuovi cittadini per nucleo familiare derivanti da singoli istanze.
(***) il coeficiente – paese stato modificato in base alla media degli effettivi nuovi cittadini derivanti dalle istanze trattate.
Países da América do Sul
PAESE |
Istanze |
Media stimata |
Nuove istanze |
Nuove istanze |
Istanze |
Media stimata |
ARGENTINA |
119.458 |
477.832 |
38.506 |
91980 |
66.334 |
199.002 |
BRASILE |
145.704 |
509.964 |
21.856 |
42.292 |
125.268 |
375.804 |
URUGUAY |
15.991 |
47.973 |
4.589 |
7.600 |
12.980 |
38.940 |
VENEZUELA |
1.271 |
3.813 |
11.564 |
8.809 |
2.755 |
8.265 |
|
|
|
|
|
|
|
TOTALE |
282.424 |
1.039.582 |
76.515 |
150.681 |
207.337 |
622.011 |
(*) includono domande di riconoscimento di cittadinanza e richieste di appuntamento.
(**) sono stati applicati i seguenti coeficienti-paese per calcolare, con una stima di larga massima, il potenziale numero di nuovi cittadini per nucleo familiare derivanti da singole stanze: Argentina 4; Brasile 3,5; Uruguay 3; Venezuela 3.
(***) il coeficiente – paese in Argentina e Brasile sono stati modificati in base alla media degli effettivi nuovi cittadini derivanti dalle istanze trattate.
Posição em 31 de dezembro de 2010
UFFICIO |
ISTANZE |
ISTANZE |
ISTANZE |
ISTANZE |
SAN PAOLO |
162.321 |
28.993 |
33.061 |
158.253 |
RIO DE JANEIRO |
19.928 |
3.014 |
6.100 |
16.842 |
PORTO ALEGRE |
15.388 |
2.462 |
6.389 |
11.461 |
CURITIBA |
20.588 |
10.880 |
26.186 |
5.282 |
BELO HORIZONTE |
18.494 |
2.243 |
9.664 |
11.073 |
RECIFE |
5.000 |
1.469 |
3.667 |
2.802 |
BRASILIA |
3.875 |
2.190 |
2.508 |
3.557 |
TOTALE |
245.594 |
51.251 |
87.575 |
209.270 |
A revista Insieme publica também uma tabela que compara o desempenho da “task force” nos quatro países em que ela foi instituída (Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela). Salta aos olhos – diz a revista – a “fila” da Venezuela onde, no final do ano passado, apenas seis processos aguardavam atendimento, contra os mais de 627.000 do Brasil. No Uruguai, a fila não chegava a 13.000 e na Argentina continha pouco além de 34.000 pedidos. Os números relativos ao Brasil são os maiores em quase todas as colunas, com exceção da coluna dos processos atendidos.
Posição em 30 de junho de 2009
Uff Consolare |
SP |
RJ |
CTBA |
PA |
BH |
RECIFE |
DF |
N istanze |
0 |
6.773 |
150 |
430 |
550 |
4.745 |
101 |
N richieste |
62.143 |
12.082 |
27.525 |
28.588 |
17.609 |
0 |
1.791 |
N pratiche |
7.794 |
3.524 |
1.159 |
5.480 |
1.841 |
753 |
1.193 |
N trascrizioni |
7.120 |
2.187 |
2.152 |
4.830 |
758 |
255 |
752 |
stima |
435.000 |
50.000 |
82.575 |
49.283 |
28.175 |
8.526 |
5.735 |
1) Pratiche di richieste di cittadinanza (al 30.6.2009) per le quali decorre il termine legale di 240 giorni.
2) Richieste di appuntamento al 30.6.2009 (non è stata quindi ancora presentata l’istanza di riconoscimento di cittadinanza).
3) Numero complessivo delle pratiche esaminate (punto 1 + punto 2), indipendentemente dall’esito
4) Trascrizioni di atti di nascita conseguenti all’esito positivo dell’esame delle pratiche individuali di cittadinanza. Gli atti si riferiscono ai richiedenti ed ai figli minorenni (es. 4 atti di nascita da trascrivere per 1 richiedente con 3 figli minori).