u Empresa de capital genuinamente nacional, a Identicar foi a primeira companhia especializada no sistema de gravação de chassi, em baixo relevo, em diversas partes e peças dos veículos. Denominado DNA Security (a sigla DNA significa “Distribuição Numérica de Autenticidade”), seu principal objetivo é inviabilizar economicamente o roubo, o furto, a adulteração, a receptação e o desmanche clandestino de automóveis.
Após um ano de funcionamento, em
Por seu pioneirismo no desenvolvimento de sistemas inteligentes, que gerem rastreabilidade e procedência ao bem automotivo, o DNA Security recebeu, ao longo de seus seis anos de funcionamento, diversas premiações, como o Prêmio Segurador Brasil, Prêmio Gaivota de Ouro e o Prêmio Marketing Segnews.
Apesar do reconhecimento obtido e dos bons resultados já alcançados, a empresa mantém seus investimentos em tecnologia e capacitação profissional e continua com o propósito de levar proteção passiva ao cidadão. Assim, neste ano, lançou um novo produto baseado em processos nanotecnológicos, o DNA AutoDot, que consiste na pulverização de cerca de 10 mil micro-pontos, acondicionados e embalados de forma prática e segura em latas, em diversos componentes do veículo. Cada micro ponto possui um código único e original no mundo.
Além de grandes seguradoras, como a Unibanco, Liberty Seguros, Tokyo Marine, Allianz o DNA Security também atende locadoras, interlocadoras, financeiras e o mercado varejista.
Tecnologia que grava até 10 mil micropontos no veículo
Objetivo é prevenir o cidadão contra a ação de criminosos
Após sucessivos resultados positivos apresentados no combate à criminalidade, a DNA Security, especialista no desenvolvimento de sistemas inteligentes que gerem rastreabilidade e procedência ao bem automotivo, decidiu lançar um novo dispositivo, mais abrangente que a gravação do número do chassi nos componentes do veículo, o DNA AutoDot.
Desenvolvido à base de processos nanotecnológicos, que permitem a pulverização de milhares de micro-dots acondicionados e embalados de forma prática e segura em latas, o DNA AutoDot é capaz de marcar, em cerca de 15 minutos, até 10 mil micro-pontos em todo o veículo. São partes como painel frontal, painel de instrumentos, torre do amortecedor, colunas, bateria, capô, tampa traseira, bloco do motor, portas, longarina, entre outras, que tenham valor agregado no mercado de peças usadas. Para completar, ao final do processo, são colocados no pára-brisa e na parte traseira dois adesivos de cor predominantemente amarela, que identificam aquele veículo como protegido pelo dispositivo.
Os micro-pontos possuem uma numeração única e exclusiva no mundo, garantindo a originalidade do componente gravado e permitindo sua identificação, em caso de roubo e furto ou suspeita de adulteração, receptação e desmanche do automóvel Além de serem feitos de níquel, mesmo material utilizando em passaportes e em papel-moeda, o que impossibilita sua falsificação. Para visualizar os micro-pontos, é só utilizar uma lupa sob luz ultravioleta sob os locais da marcação.
O principal benefício do DNA AutoDot, assim como a gravação do número do chassi, é a proteção passiva do cidadão, já que sua atuação está focada no anti-roubo e furto, diferentemente de outros produtos, como por exemplo, rastreadores, alarmes e bloqueadores, que agem no momento ou após a ação criminal.
Outros fatores positivos do DNA AutoDot são: total segurança no momento da gravação, não interfere nos sistemas elétricos e de alimentação do veículo, não precisa de qualquer comando para sua ativação, pode ser aplicado em peças de plástico, alumínio, aço, entre outros materiais. é aplicado uma única vez, sem a necessidade de manutenção e a tranferência é gratuita, em caso de comercialização do veículo.
Disponível a partir de julho, o DNA AutoDot poderá ser encontrado nos 32 postos de atendimento do DNA Security, sendo 20 em São Paulo, 07 no Rio de Janeiro, 03 em Belo Horizonte e 02 no Rio Grande do Sul. O preço da gravação será de R$ 190,00.
DNA SECURITY – Pioneira no desenvolvimento de dispositivos inteligentes que gerem rastreabilidade e procedência ao bem automotivo, a DNA Security (a sigla DNA significa “Distribuição Numérica de Autenticidade”) possui produtos voltados à proteção passiva do cidadão e ao combate ao furto, roubo, desmanche, adulteração e receptação de veículos. Um deles é o sistema de controle e gravação do número de chassi, em baixo relevo, em diversas partes e peças dos automóveis, utilitários, caminhões e motos. Com eficiência comprovada de 50% no combate ao roubo e furto de veículos, aproximadamente 300 mil veículos já possuem o dispositivo, que ainda proporciona descontos na contratação e renovação de seguros.