FLORIANOPOLIS – SC – A RAI Internacional transmitiu na quarta-feira (29/07) o documentário realizado no Brasil pelo jornalista Stefano Casini. O programa Italia Focus, com 27 minutos de duração, foi inteiramente dedicado à história de italianos e descendentes que servem como motor fundamental para o desenvolvimento do país. Il Brasile é o título original do vídeo que mostra exemplos de empreendedorismo, as famílias que administram as empresas, a tecnologia aplicada e seus produtos.
No giro pelo Rio Grande Sul, Paraná e São Paulo, a produção da RAI recolheu depoimentos de fundadores e atuais diretores de empresas como a Grendene, Tramontina, Marcopolo, Lojas Colombo, Papaiz, Bauducco, Editora Abril e Revista Insieme (Clique aqui para ver o programa completo ).
Stefano Casini apresenta o documentário como uma viagem a um país que se assemelha a um continente e com muitas marcas da Itália. O primeiro dado que chama a atenção do jornalista é que vivem no Brasil 30 milhões de oriundi, a metade da população italiana. Destaca também que cerca de sete milhões de pessoas falam o idioma italiano nos três estados do Sul e que os descendentes conservam as tradições dos imigrantes. Para demonstrar esta realidade, Casini ouviu Simone Cesa, sobre os encontros familiares na serra gaúcha, e Luigi Vittarelli, que possui uma coleção de mais de 6.000 peças expostas em um museu chamado de Villa Vittarelli, em Garibaldi (RS).
O documentário Il Brasile, de Stefano Casini, tem produção de Andrea Gomes Napoli; edição de Alejandro Fuks; imagens de Omar Marino, Salvador Rivoir, Alessandro Gaetani e Afonso Guirardi; iluminação de Ricardo Estevez e como assistentes Carolina Goni e Gabriela Turini.