O Vêneto está mais próximo do que imaginamos. Não é mais uma terra distante, das origens quase miseráveis dos nossos antepassados. Foram necessárias 2, 3 ou 4 gerações de sofridos heróis que desbravaram outras fronteiras em mundos distantes, construindo “paesi e città” para que nós pudéssemos retomar todos os contatos, em todas as esferas: laços familiares para alguns, apenas culturais para outros, oportunidade de estudo e intercâmbio para tantos outros. Eu, depois de muitos anos de intensa atividade em todas estas áreas, prefiro apostar ainda mais no intercâmbio de conhecimento tecnológico, do empreendedorismo, dos negócios que, com mais ou menos intensidade, sempre esteve presente no nosso DNA e, agora, mais do que nunca, estamos diante da possibilidade clara de ver intensificado, não só em negócios pontuais, com uma ou outra empresa, mas, com todo o aparato que está sendo construído ao poucos – voltado para a intensificação da presença do “Made in Veneto” no mundo – de modo a aproveitar com inteligência estas novas oportunidades.
A entrevista que segue é apenas a confirmação de quanto estamos trabalhando nos últimos anos para este fim. Um governador que dificilmente saiu de sua casa em Treviso ou da sede do Governo em Veneza, confirma que poderá vir ao Brasil em 2014, justamente porque aqui estão parte de suas raízes e porque, assim como milhares de outras famílias, a sua passou por todo o drama da grande imigração e hoje podemos intensificar nossos contatos em todos os níveis, afastando as barreiras e, quem sabe, iniciando um cliclo de prosperidade ainda maior para nós e uma verdadeira oportunidade de superar a crise econômica para nossos irmãos que vivem no Vêneto.
Temos que pensar que esta visita terá um simbologia ímpar, consolidando as parcerias que foram criadas pelos Vênetos em todo o mundo – das quais a nossa FAVEP é um bom exemplo – de modo a levar adiante nossos ideais de progresso e crescimento, sem nunca esquecer nossas raízes.
Tem muitas pessoas que gostam de discursos, de manifestações em redes sociais, em críticas diárias a tudo e a todos. Eu, particularmente, prefiro construir pontes, buscar a aproximação das pessoas, dos entes, das empresas, enfim, criam as sinergias necessárias para que os projetos de todos (familiares, culturais, econômicos, enfim, de suas vidas) sejam realizados.
Foram dados grandes passos nesta direção. Agora não é hora de parar. Vamos trabalhar firme, usando nossos contatos e influências para que em 2014 tenhamos o Governador Veneto-Brasiliano LUCA ZAIA na 8ª Província do Vêneto, que é o Sul do Brasil. O convite está feito e a resposta dada no vídeo é praticamente uma confirmação. Agora nós temos a responsabilidade de criar as condições.
Avv. Luis Molossi – CONSULTORE VENETO FAVEP – Federazione delle Associazioni Venete dello Stato del Paranà.

PATROCINANDO SUA LEITURA