As três vencedoras do concurso Miss Itália Sudoeste do PR (Foto Versatil)

PATROCINANDO SUA LEITURA

CURITIBA – PR – Batendo doze concorrentes de igual número de municípios da Região, Anissara Toscan, de Dois Vizinhos-PR, foi eleita a Miss Itália Sudoeste do Paraná, em concurso realizado no início do mês, nas dependências do Clube Pinheiros, de Pato Branco. O evento marcou também, na oportunidade, as comemorações da comunidade italiana da região relativas ao Dia da República Italiana. Segundo Pedro Mezzomo, delegado da Câmara de Indústria e Comércio Italiana do Paraná e presidente do Círculo Vêneto Ítalo-Brasileiro de Coronel Vivida, o evento, realizado na noite do dia 2 de junho, teve “grande sucesso e repercução regional”. Em segundo lugar ficou, conforme também informa Mezzomo, Grassiane Boscchi, da cidade de Chopinzinho; em terceiro, Joana Marafon, de São Jorge d’Oeste. A canditata Mayra Ionara Masutti, de Pato Branco, foi eleita Miss Simpatia.
O evento reuniu, além de grande número de pessoas da comunidade ítalo-brasileira do Sudoeste do Estado do Paraná, autoridades públicas, presidentes e representantes de círculos italianos de diversas cidades e o correspondente consular Névio Urio que enalteceu, segundo Mezzomo, a união dos descendentes de italianos da região e classificou o acontecimento como “a maior manifestação da italianidade do Sudoeste”. Névio elogiou também a atuação de Mezzomo “na liderança pela integração dos descendentes de italianos”.
As cidades de Dois Vizinhos, Pato Branco e Coronel Vivida  escolheram suas candidatas através dos respectivos Círculos Italianos; Palmas, São João  e Verê tiveram as indicações formuladas pelas Secretartias de Cultura dos Municípios; Itapejara d’Oeste contou com a colaboração da professora Vaniz Casiraghi, entusiasta da cultura italiana; Clevelândia teve a colaboração e apoio de Adniran Metzen; Realeza fez sua inscrição pela família Zucchi; São Jorge d’Oeste participou com candidata inscrita e apoiada pela Associação Comercial e Empresarial, presidida pela empresária Eloiza Vanin.
Na justificativa do evento para integrar o programa do Momento Italia-Brasil, observa-se que “o Paraná tem sua população constituída por 35% de descendentes de italianos. No sudoeste do Estado este percentual gira entorno de 60%, em alguns municípios 70 a 80%”. Ali, “manifestações da cultura italiana são constantes em muitos municípios do Sudoeste, e em vários deles existem grupos de canto italiano, corais, associações e círculos culturais que preservam a cultura do país de origem, incluído o dialeto vêneto”. “A mulher italiana – ainda segundo a justificativa –  forte, corajosa e decidida, companheira fiel, teve papel preponderante na epopéia da imigração e colonização de nosso País”.
Por essas razões, “os Círculos e Associações Italianas da Região Sudoeste do Paraná decidiram promover homenagem à mulher descendente de italianos através da promoção da escolha de uma jovem daquela descendência  para receber o título inédito de Miss Itália Sudoeste do Paraná”.