CURITIBA – PR – Embora as próximas eleições dos Comites – Comitati degli Italiani all’Estero já tenha até data marcada (dia 19 de dezembro próximo), o conselheiro do CGIE – Consiglio Generale degli Italiani all’Estero, Walter Petruzziello continua argumentando que o melhor período seria no final do primeiro trimestre do próximo ano. “No hemisfério sul, realizar eleições em dezembro é uma loucura”, disse Petruzziello ao anunciar que participará da próxima reunião do comitê de presidência do órgão, convocado para Roma, dias 22 e 23 próximos.
O CGIE vai tomar posição sobre uma série de assuntos, incluindo a sua própria renovação, que deverá acontecer imediatamente após a dos Comites. É a primeira vez que Petruzziello participará do comitê de presidência e, segundo ele, também vai discutir a exigência da pré-inscrição eleitoral dos cidadãos italianos esparramados pelo mundo, que já são inscritos no Aire – o cadastro eleitoral dos italianos que moram fora da península itálica.
As eleições para a renovação dos Comites e do CGIE foram convocadas às pressas depois de sucessivos adiamentos e consequente prorrogação do mandato dos conselheiros, eleitos em 2004 para um período de cinco anos. Inicialmente, alegava-se a necessidade de reformulação da legislação que regula os dois órgãos de representação, principalmente do CGIE que caíra no vazio com a instituição da Circunscrição Eleitoral do Exterior que levou deputados e senadores eleitos no exterior para o Parlamento Italiano. Mais recentemente, o motivo dos adiamentos passou a ser a crise pela qual atravessa a Itália.
As reformas não aconteceram, e as eleições foram convocadas em tempo recorde, com algumas novidades que desagradaram à maioria como, por exemplo, a exigência de uma prévia inscrição dos eleitores, aos quais (e somente a eles) os consulados endereçarão por correio o material eleitoral. Mais econômica, a fórmula escolhida reduzirá ainda mais – segundo a opinião geral – o percentual de cidadãos que participarão do processo de escolha de seus representantes.
Petruzziello, ao se opor à data indicada para o pleito, considera ainda que com a proximidade das festas de fim de ano, no Brasil, são consideráveis os atrasos dos serviços de entrega dos correios, fato esse que contribuiria ainda mais para baixar o índice de participação dos eleitores, já que o voto italiano não é obrigatório.
Nesse próximo encontro da alta direção do CGIE vão ser discutidas também questões ligadas à composição do próprio órgão, hoje integrado por um número excessivo – segundo alguns – de representantes nomeados pelo próprio governo. Também a forma a ser empregada para a eleição (indireta) dos conselheiros será debatida, mesmo e enquanto não forem alteradas as normas estabelecidas em legislação específica.
Abaixo publicamos a ordem do dia do encontro de Roma:
ordine del giorno:
1 – Relazione del Governo – dibattito;
2 – Elezioni Comites:
a) Campagna d’informazione agli elettori;
b) Criteri per la composizione dei Comitati elettorali circoscrizionali;
c Modalità per l’invio e la ricezione dei plichi elettorali;
d) Contenuto dei plichi;
e) Modalità per la presentazione delle liste elettorali;
f) Modalità per lo scrutinio elettorale;
3 – Rinnovo CGIE:
a) Ripartizione Paese dei 43 consiglieri;
b) Criteri per la composizione dell’Assemblea Paese;
c) Criteri per la scelta delle Associazioni, Enti, sindacati per la designazione dei consiglieri di nomina governativa;
d) Calendarizzazione delle riunioni delle Assemblee Paese e della prima riunione del nuovo CGIE;
4 – Stati Generali della lingua e cultura italiana.
Informativa da parte del Governo sulla documentazione prodotta dai gruppi di lavoro, sui partecipanti, sui relatori etc;
5 – Legge finanziaria 2015. Capitoli di spesa in favore delle comunità italiane all’estero e delle istituzioni di rappresentanza (Comites e CGIE);
6 – Funzionamento del CGIE durante il periodo elettorale, per assicurare l’ordinaria amministrazione;
7 – Raccolta, redazione e pubblicazione del lavoro svolto dal CGIE in questa ultima (lunga) legislatura;
8 – Nuovi strumenti informatici del CGIE;
9 – Varie ed eventuali.