Fac-simili de cédula eleitoral italiana 2022. (Minter/Reprodução)

Embora ainda não tenham sido divulgados os dados oficiais, as primeiras informações sobre a participação dos eleitores no exterior para a composição do novo Parlamento italiano indicam números próximos aos das últimas eleições de 2018, pelo menos no Brasil. Tais percentuais oscilariam entre 15 ou 16% e pouco mais que 33%, dependendo da circunscrição consular.

Enquanto isso, encerrada a recepção de votos às 16 horas de ontem, já começam a chegar na Itália as primeiras urnas da Circunscrição Eleitoral do Exterior que serão apuradas em concomitância com as urnas italianas, assim que terminar a votação na Península, domingo próximo (25/09). Ao contrário das vezes anteriores, a apuração dos votos coletados no exterior acontecerá, além de Roma, também em  Florença, Bolonha, Milão e Nápoles, sob a supervisão das respectivas Cortes de Apelação.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A operação de remessa das urnas para os locais de apuração envolve um pequeno exército de funcionários e vôos especiais que incluem a presença de policiais ‘carabinieri’ vindos de Roma especialmente para este fim. As primeiras imagens da chegada em Roma de urnas provenientes do exterior foram divulgadas polo site ItaliaChiamaItalia.

Segundo Insieme conseguiu apurar, na Região do Nordeste, os percentuais de participação teriam ficado entre 15 e 16%, totalizando pouco mais de 2.000 votantes. Já em São Paulo – o maior colégio eleitoral das sete circunscrições consulares que operam no Brasil – esse percentual teria sido pouca coisa superior a 27%. Não conseguimos dados relativos a Porto Alegre,  Brasília e Rio de Janeiro. Curitiba teria superado a marca dos 33%, índice que também seria atribuído a Belo Horizonte.

Consultado, o presidente do Maie – ‘Movimento Associativo Italiani all’Estero, ex-senador Ricardo Merlo, disse há pouco que não existem dados ainda, mas, segundo ele, “sei que a participação foi alta”, referindo-se à Argentina e à América do Sul. Parte do site do Ministério do Interior italiano que contém informações sobre as eleições estava em manutenção na manhã de hoje. Do Brasil, pelo menos a candidata ao Senado pelo Maie, Luciana Laspro, estará em Roma para acompanhar as apurações.