CURITIBA – PR – Segundo acaba de divulgar a agência Aise, somente amanhã é que serão conhecidos os resultados individuais dos votos conferidos aos candidatos na Circunscrição Eleitoral do Exterior. A demora tem aumentado as expectativas e especulações sobre os 18 parlamentares (12 deputados e seis senadores) eventualmente eleitos.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Os dados oficiais conhecidos ao final dos trabalhos de hoje (26/02) informaram apenas que nove cadeiras serão atribuídas ao PD liderado por Bersani (cinco deputados e quatro senadores), três ao Maie, liderado por Ricado Merlo (dois deputados e um senador), três à Lista Monti (dois deputados e um senador) e mais um deputado sob a legenda do PDL, outro sob a legenda da Usei e um último ao Movimento 5 Stelle.

Enquanto sepultavam-se em definitivo as esperanças de candidatos como Walter Petruzziello (Senado, Maie), perduravam as expectativas de o Brasil ter ainda um de seus candidatos eleitos para o Senado – neste caso, Fausto Longo, do PD. Enquanto Fabio Porta (PD – São Paulo) e Ricardo Merlo (Maie – Argentina) tinham como certa a sua reeleição para a Câmara, mantinha-se ainda a possibilidade de Renata Bueno (Usei – Curitiba) ser conduzida à Câmara, dependendo do número de votos que seu colega Antonio Laspro (Usei – SP) tenha obtido nas urnas. Também não estava clara a posição dos candidatos brasileiros no Maie e Luis Molossi ainda alimentava a esperança de ser o segundo colocado.

Um detalhe importante, já conhecido desde ontem: o número de votos anulados foi bastante alto, tanto na Câmara quanto no Senado, beirando a casa dos 10%.