O deputado Fabio Porta (PD); Renata Bueno (Usei) e Fausto Guilherme Longo (PD). Os candidatos agradecem a confiança dos eleitores mas os números oficiais ainda não foram divulgados. (Montagem de fotos Divulgação/Insieme)
ESTRATÉGIA ARGENTINA SOFRE DURO GOLPE COM A ELEIÇÃO DE TRÊS DO BRASIL PARA AS SEIS VAGAS DA AMÉRICA DO SUL
CURITIBA – PR – Embora sem o número dos votos obtidos, já correm na internet os agradecimentos dos candidatos pretensamente eleitos para o Parlamento Italiano residentes no Brasil: além de Fabio Porta, do PD, sobre o qual não restam dúvidas sobre a reeleição, o candidato ao Senado pelo mesmo partido, Fausto Guilherme Longo (São Paulo), e a candidata à Câmara pela Usei, Renata Bueno (Curitiba).
A se confirmarem os números anunciados para esta quarta-feira (existem inúmeras pendências a serem dirimidas ainda), o Brasil fica com a metade das cadeiras atribuídas à seção da Améric do Sul: dos quatro deputados, fica com dois; e dos dois senadores, elege um. O resultado obtido contraria a maior parte dos prognósticos realizados durante a campanha e já na fase de apuração.
O primeiro a receber os cumprimentos foi Longo, ascendência trentina, com quase uma centena de mensagens postadas sob a montagem de uma foto sua tendo o Senado ao fundo. “Agora a hora é de trabalhar! Grato por tudo!”, diz a curta mensagem do “Senatore”, ao compartilhar foto de
Jocelyne Martins Rodrigues. Jose Renato Margon, do Espírito Santo, ao dar-lhe os parabéns, pediu “que Deus ilumine seus ideais e, junto com Fabio Porta, consiga mostrar à Itália a importância da comunidade italiana do exterior”. Marcelo Oliveira, da mesma terra natal de Longo (Amparo-SP), saudou-o como um “amparense Senador”, “motivo de orgulho para nossa cidade natal”.
O segundo a receber os parabéns na rede social foi Fabio Porta, sobre foto por ele postada em sua página, onde se lê: “Fabio Porta é reeleito a Deputado Italiano. Auguri! Il PD è il partito più forte in sud-america!”. Ao lado da foto, um “Grazie” em letras garrafais.
Logo em seguida, numa postagem da própria candidata, aparecem seus agradecimentos pela eleição ainda não divulgada oficialmente: Obrigada a todos pelo apoio que me deram na minha candidatura. Estou muito feliz, mas tenho que agradecer principalmente a comunidade italiana que votou em mim. Os cidadão italianos do Brasil e o próprio país esperam de mim um bom trabalho e irei representar os italianos aqui (na Itália) com um orgulho por todos. Mais uma vez muito obrigada”. Renata assina o post como “Deputada Italiana Renata Bueno”.
Dentre as inúmeras mensagens que se seguiam há algumas referentes à “garra e determinação” da candidata que a levaram à vitória. Outras recomendam que ela “não ligue para inveja”. Há inclusive mensagem em que há referência à esperança de “trabalhar juntos”, mas “niente Berlusconi”.
Renata, como é do conhecimento público, era a única que, no Brasil, concorria pela primeira vez. Tentou inicialmente sair candidata pelo PD – Partido Democrático, mas não obteve espaço. Procurou o Maie e chegou a estar inscrita no partido de Niki Vendola – o Sel, mas igualmente não obteve espaço para uma desejada candidatura. Acabou encontrando espaço na Usei – Unione Sudamericana Emigrati Italiani, do ítalo argentino Sangregorio, a mesma legenda que abrigou o candidato ao Senado Edoardo Pollastri. Muito criticada por integrantes ativos da comunidade italiana por nela não ter tido militância nem convivência, Renata, que contou com o apoio incondicional de seu partido – o PPS (com velhos vínculos com o PD italiano, que a desmentiu em algumas informações), construiu uma estratégia que não só a levaria à vitória como deixaria para trás o próprio Sangregório, cabeça de chapa.
Renata Bueno é suplente de vereador em Curitiba pelo PPS e deverá ser convocada para assumir caso se concretize o que fora anunciado anteriormente com a convocação de um titular de seu partido para assumir um posto no executivo estadual do Paraná. Eleita para o Parlamento Italiano, dificilmente trocará de posição. Essa questão, ao lado de outras, foram levantadas num rol de perguntas para uma longa entrevista com a candidata, pouco antes de sua viagem a Roma, para acompanhar o escrutínio, ainda no aguardo de resposta.
Também sem números, o site Oriundi pulbicou a seguinte informação:
Além da reeleição do deputado Fabio Porta (PD), foram eleitos Renata Bueno (Usei) e Fausto Longo (PD) que ocupará uma cadeira no Senado. Veja, abaixo, a lista completa.
Candidati Eletti Senato
Giacobbe Francesco – Ripartizione Africa Asia Oceania Antartide – Partito Democratico
Zin Claudio – Ripartizione America Meridionale – Mov.Associativo Italiani All’estero
Longo Fausto Guilherme – Ripartizione America Meridionale – Partito Democratico
Turano Renato Guerino – Ripartizione America Settentrionale e Centrale – Partito Democratico
Micheloni Claudio – Ripartizione Europa – Partito Democratico
Di Biagio Aldo – Ripartizione Europa – Con Monti per L’italia
Candidati Eletti Camera
Picchi Guglielmo – Ripartizione Europa – Il Popolo Della Liberta’
Garavini Laura – Ripartizione Europa – Partito Democratico
Farina Giovanni Detto Gianni – Ripartizione Europa Partito Democratico
Caruso Mario – Ripartizione Europa – Con Monti per L’italia
Tacconi Alessio – Ripartizione Europa – Movimento 5 Stelle Beppegrillo.It
Fedi Marco – Ripartizione Africa Asia Oceania Antartide – Partito Democratico
Merlo Ricardo – Ripartizione America Meridionale – Mov.Associativo Italiani All’estero
Borghese Mario – Ripartizione America Meridionale – Mov.Associativo Italiani all’Estero
Porta Fabio – Ripartizione America Meridionale – Partito Democratico
Bueno Renata – Ripartizione America Meridionale – Usei
La Marca Francesca – Ripartizione America Settentrionale e Centrale – Partito Democratico
Nissoli Angela Rosaria Detta Fucsia – Ripartizione America Settentrionale e Centrale – Con Monti Per L’italia.