ASSISTENTE SOCIAL SE NOTABILIZOU POR SEU TRABALHO SOCIAL NA PERIFERIA DE SÃO PAULO
CURITIBA – PR – Natural de Veggiano, Pádova (Itália), onde nasceu em 21 de novembro de 1943, Natalina Berto está no Brasil desde 1974. É asistente social e suas atividades estão marcadas pela ajuda ao próximo: desde 1975
desenvolve trabalho social na periferia de São Paulo-SP, junto a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco. Natalina é conselheira do Comites – Comitati degli Italiani all’Estero de São Paulo e, por sua dedicação à causa social foi reconhecida com o troféu “Loba Romana”, concedido anualmente pela Assembléia Legislativa de São Paulo. Coordenadora do patronato Inas-CISL no Brasil desde 1989, ela é, entre outras honrarias, Cavaliere Ordine al Merito della Repubblica Italian.A Câmara do Comércio, Indústria, Artyesanato e Agricultura de Pádova lhe conferiu a medalha de ouro por “méritos excepcionais”.
Ela volta à cena política, agora nas eleições italianas, como canidata a deputado na chapa do Maie – Movimento Associazionista Italiani all’Estero, liderado pelo ítalo-argentino Ricardo Merlo, que tem no Brasil, ainda, como candidatos, o advogado Walter Petruzziello ao Senado, e Luis Molossi e Claudio Pieroni à Câmara. Entre os motivos que a fazem dandidata, segundo diz, estão os direitos dos aposentados por melhores condições de acesso aos serviços consulares, mas também as “filas da cidadania” e o reconhecimento dos títulos universitários. “ se eu estiver no Parlamento Italiano – diz ela – , minha luta poderá ser mais eficiente e eficaz”. Confira a entrevista que concedeu à versão on-line da revista Insieme:
A assistente social Natalina Berto, candidata à Câmara dos Deputados italiana (Foto Divulgação)
Natalina Berto define Natalina Berto:
Uma pessoa determinada, batalhadora, perseguidora dos direitos da Comunidade Italiana em geral e dos mais necessitados em particular. Quando acredita em uma causa, a defende com coragem e obstinação até a alcançar os objetivos.
Que motivações a levaram candidatar-se
?
Minha luta de tantos anos no Patronato Inas pelos direitos dos aposentados, por melhores condições de acesso aos serviços Consulares, especialmente no que diz respeito à obtenção da cidadania italiana, pelo reconhecimento dos títulos universitários do exterior e a garantia dos direitos civis e políticos das mulheres, entre outras, me fez acreditar que se eu estiver no Parlamento Italiano, minha luta poderá ser mais eficiente e eficaz, pois estarei falando diretamente com quem pode decidir sobre a garantia dos direitos da comunidade italiana da América Latina.
Por qual razão escolheu o Maie?
Aderi ao MAIE porque me identifico completamente com os objetivos políticos, culturais e sociais do seu programa.
Como analisa o desempenho dos parlamentares eleitos pela circunscrição exterior até aqui?
É fundamental a união dos parlamentares eleitos no exterior para defender as propostas de solução dos problemas dos italianos e seus descendentes. Muito mais poderia ter sido feito se os parlamentares eleitos trabalhassem nessa direção. O Maie está voltado objetivamente para solucionar os problemas que, há muito tempo, afetam nossa comunidade.
Que problemas entende específicos da comunidade ítalo-brasileira?
São muitos os problemas da comunidade italiana. Os pedidos de cidadania italiana, por exemplo, sofrem uma demora insuportável. Os Consulados não tem infra estrutura, seja em equipamentos, seja em recursos humanos, suficientes para atender a demanda. A Assistência às pessoas necessitadas è deficitária, devido aos cortes efetuados pelo Governo nas verbas que deveriam ser repassadas aos Consulados.
Os Vice Consulados e as Agências Consulares não têm estrutura para atender as necessidades da Comunidade ítalo-brasileira. Isto tudo e mais alguns problemas que não foram citados estão na fila para ser solucionados.
Como imagina sua atuação no Parlamento Italiano?
Pretendo ser uma presença significativa no Parlamento, atenta aos debates e propostas, apresentando projetos de interesse da Comunidade, conforme meu programa de campanha e a partir das sugestões da própria comunidade.
Outras considerações que queira fazer
Este momento político é muito importante para a definição das diretrizes que devemos tomar para resolver os problemas da nossa Comunidade. Por isso, é necessário conscientizar os eleitores para a melhor escolha dos seus representantes para o Parlamento Italiano.
Quero parabenizar a revista Insieme pela iniciativa destas entrevistas aos candidatos, dando a possibilidade de cada um divulgar democraticamente seus programas.