CURITIBA – PR – O advogado Elton Diego Stolf deverá encabeçar a chapa para a renovação do Círculo Trentino de Curitiba, nas eleições convocadas para o dia seis de novembro próximo. Ele esta organizando a equipe que tem prazo até o dia 22 deste mês de outubro para inscrição junto à entidade, presidida atualmente por Ivanor Minatti, que deverá permanecer no time, na condição de vice-presidente.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O edital convocando as eleições, assinado por Minatti, fixa o horário das 10 horas do dia 6 de novembro para a realização da Assembléia Extraordinária, em primeira convocação, ou meia hora após, em segunda convocação. O local será o auditório do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro “Comitato Dante Alighieri”, estabelecido no mesmo prédio em que é sediado o círculo (Rua Desembargador Westphalen n.º 15, 2º andar, Curitiba/PR) .

Stolf, além de advogado de formação recente, é antigo colaborador do Círculo Trentino, desde que a entidade assumiu a dianteira na organização dos processos de reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue dos descendentes de imigrantes trentinos no Paraná e em Santa Catarina. Diversas foram os eventos realizados para que os interessados pudessem prestar o chamado “juramento” (opção pela cidadania italiana em lugar dos imigrantes, que não o fizeram após o Tratado de Saint Germain, celebrado em 10 de setembro de 1919, após o término da Primeira Guerra Mundial, pelos Aliados, vitoriosos, de um lado, e, de outro, pela nova República da Áustria, na cidade de Saint-Germain-en-Laye, França). Os maiores desses eventos aconteceram em Blumenau-SC em julho de 2005, e no final daquele ano, em Curitiba, reunindo cerca de oito mil pessoas, entre os quais quase cinco mil requerentes. No total o Circolo di Curitiba organizou o processo de mais de 17 mil requerentes na qualidade de central de cidadania, atendendo os círculos dos Estados do PR e SC.

Stolf organizou, entre outras coisas, aquele que chama o maior processo de requerentes à cidadania italiana de uma única família – a dele – com mais de 200 interessados inscritos e, para a revista Insieme, coordenou o movimento do “nariz de palhaço”, através do qual interessados no reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue protestaram contra a demora de atendimento perante os consulados italianos.

Além de mestre em Integração europeia pela Università degli studi di Padova, foi justamente pela experiência junto ao Círculo Trentino de Curitiba, primeiro como funcionário e depois voluntário, que elaborou a Dissertação de Mestrado em Direito e Relações internacionais pela UFSC obtido em 2012 com o título “A cooperação internacional não governamental para o reconhecimento da nacionalidade italiana”, que tratou sobre a visão jurídica no plano internacional da concessão tácita da Embaixada da Itália no Brasil e da rede consular para habilitar – no prazo de vigência da Lei 379/2000 – apenas os Círculos Trentinos do Brasil para organizarem e tratarem os processos de atribuição da nacionalidade italiana aos descendentes de imigrantes do Império Austro-húngaro.

O modelo principal estudado em sede de Mestrado foi o do Círculo de Curitiba que, em 2002, após articulações políticas do então presidente Ivanor Minatti e da engenharia jurídica de Maurizio Satta, possibilitou aos Círculos – entidades culturais e sem fins lucrativos – pudessem auxiliar a rede consular italiana no Brasil no processamento das práticas de requerimento da nacionalidade italiana, que desde então já vinha sofrendo com os problemas das famigeradas “filas da cidadania”. A conclusão de Stolf é de que pela flexibilização de normas italianas tal modelo poderia ser seguido também por outras entidades culturais que congregam descendentes de italianos para definitivamente por termo às filas da cidadania, porém lamenta que apesar da eficiência do sistema desenvolvido pelos trentinos a solução não chamou a atenção dos descendentes de venetos, lombardos, emilianos, etc., e tampouco das entidades que dizem representar os descendentes, que ainda sofrem com as filas quilométricas que podem durar mais de 20 anos de espera pelo “passaporto rosso”.

Minatti, que preside o CTC desde o final da década de 90, em sua gestão, além da organização dos processos de cidadania em convênio com o Consulado Geral da Itália em Curitiba, adquiriu sede própria para a entidade e foi o único conselheiro do Comites – Comitato degli Italiani all’Estero a renunciar ante as sucessivas prorrogações de mandato por decreto, alegando não se sentir mais em representação dos eleitores que elegeram o colegiado por um tempo certo e determinado.

O edital para as eleições no Círculo trentino tem o seguinte teor, na íntegra:

“EDITAL DE CONVOCAÇÃO – O Sr. Ivanor Antonio Minatti, Presidente do Circolo Trentino di Curitiba, fundado em 27/09/1990, no uso de suas atribuições e na forma preconizada pelo Capítulo Terceiro do Estatuto Social, CONVOCA os seus associados para comparecerem à Assembleia Extraordinária de Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2014-2015, em obediência ao § 1º do Artigo 19 do mesmo diploma estatutário, que será realizada no dia 06 de novembro de 2013 às 10:00 horas, em primeira convocação e, às 10:30 horas, em segunda convocação, no auditório do Comitato Dante Alighieri,sito na Rua Desembargador Westphalen n.º 15, 9º andar, Curitiba/PR.

O prazo para inscrições de chapas concorrentes (§ 2º artigo 19) encerra-se no dia 22 de outubro de 2013, cujo protocolo deverá ser feito diretamente nasede do Circolo Trentino di Curitiba, sito na Rua Desembargador Westphalen n.º 15, 2º andar, Curitiba/PR. Curitiba/PR, 03 de outubro de 2013.”