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CURITIBA – PR – Em sua primeira visita oficial aos Estados do Paraná e Santa Catarina, o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trometta, lançou o novo serviço de “contact center” de informação unificada aos cidadãos ítalo-brasileiros sobre Cidadania Italiana por direito de sangue e de legalização de documentos para a Itália. O lançamento aconteceu na sede da “società Giuseppe Garibaldi”, de Curitiba, na noite do dia 16, depois do diplomata ter sido recebido com as honras de praxe pelo governador do Estado, Beto Richa, e pelo prefeito da capital paranaense, o ítalo-brasileiro Gustavo Fruet.

Em sua visita à jurisdição consular de Curitiba, Trombetta visitou, também, a sede consular, na manhã do dia seguinte (17), onde manteve encontro com os conselheiros do Comites – Comitato degli Italiani all’Estero que, juntamente com o cônsul Salvatore Di Venezia, discutiram aspectos ligados a problemas no atendimento ao público usuário. No mesmo dia, Trombetta esteve em visita à fábrica da GME Aerospace, em São José dos Pinhais e seguiu para Joinville, onde visitou o complexo do Parque Empresarial Perini e se reuniu, na janta, com empresários e representantes da comunidade ítalo-catarinense. No dia seguinte, o embaixador rumou para Florianópolis, para dialogar com expoentes da comunidade italiana local nas dependências do Hotel Majestic, onde também almoçou em companhia de diretores da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Santa Catarina, antes de visitar o governador Raimundo Colombo e o prefeito César Souza Júnior.

Durante toda a visita, o embaixador esteve acompanhado do cônsul Di Venezia e do conselheiro do CGIE – Consiglio Generale degli Italiani all’Estero, Walter Petruzziello, e, em parte, do presidente do Comites, Gianluca Cantoni.

Nas visitas em Curitiba, especialmente no lançamento do “Contact Center”, esteve presente a deputada Renata Bueno, que, além de discursar na oportunidade, teve as honras da realização da primeira ligação para a nova central que nasce com a proposta de desafogar os serviços de informação até então na mão dos funcionários consulares que agora serão remanejados para outros serviços de atendimento aos usuários.

O conselheiro da Embaixada, Gabriele Philipp Annis, que é o responsável pelos assuntos consulares, acompanhou o embaixador na primeira parte da visita. Durante a inauguração do novo serviço de atendimento ao público, que é feito através de parceria com empresas privadas, ele forneceu explicações a respeito do sistema cujo conceito e funcionamento está sob sua responsabilidade direta.

Publicamos alguns vídeos relativos a diferentes momentos da visita do embaixador Raffaele Trombeta ao Paraná e Santa Catarina. Em dois vídeos há explicações gerais sobre como funciona o “Contact Center Consular” inaugurado na visita do embaixador.