Sede da Embaixada da Itália no Brasil. (Floto Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme)

Os ítalo-brasileiros somariam, hoje, 32 milhões segundo a Embaixada da Itália no Brasil que, dois dias antes da data, que transcorre no domingo, distribuiu nota bilingue à imprensa comemorando o “Dia do Imigrante Italiano” nos termos da lei 11.687, de junho de 2008. “A Embaixada da Itália em Brasília expressa seus melhores votos à Comunidade italiana e ítalo-brasileira e a todos os amigos brasileiros, numa perspectiva de maior consolidação e ampliação das já profundas e sinceras relações bilaterais”, diz a mensagem.

No Brasil reside, sem dúvida, a maior comunidade itálica fora da Itália, mas, à falta de informações confiáveis, os números variam ao sabor do momento. Há muito tempo fala-se entre 30 e 40 milhões de descendentes daqueles 1.507.695 imigrantes procedentes da Itália e aqui chegados entre 1884 e 1959, segundo documenta a Wikipedia.

PATROCINANDO SUA LEITURA

“Os italianos primeiro, e depois os ítalo-brasileiros – estes últimos hoje estimados em cerca de 32 milhões – deram uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do Brasil, em todos os setores”, diz a Embaixada na nota à imprensa. “Superada uma difícil fase inicial, representam agora uma Comunidade fundamental na vida do Brasil – política, econômica, científico-cultural e social – motivo de orgulho para dois países unidos por laços fraternos de amizade e intensa colaboração, em todos os campos”.

O Dia do Imigrante Italiano foi estabelecido em lei tomando por base uma leva de 386 imigrantes provenientes do Tirol italiano, então dominação austríaca, chegados no Espírito Santo em 21 de fevereiro de 1874, dentro da chamada “Expedição Tabacchi”, que teria sido a precursora da chamada grande imigração italiana.

Entretanto essa primazia vem sendo fortemente contestada por expoentes da comunidade italiana de Santa Catarina, em cuja história há o registro daquela que teria sido a primeira experiência de colonização com imigrantes de língua italiana, ocorrida é de 1836 – nada menos que 38 anos antes -, com a fundação da Colônia Nova Itália, no território que atualmente se encontra no município de São João Batista, em Santa Catarina.

A polêmica sobre a primazia se aprofunda e recentemente o programa “L’Italia com Voi” da Rai (Radiotelevisione Italiana) levou ao ar um especial em que Diego Mezzogiorno, delegado da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira local reivindica para Santa Catarina o título atualmente atribuído ao Espírito Santo.

Publicamos, a seguir, a mensagem da Embaixada na íntegra, em italiano e em Português:

COMUNICATO STAMPA DELL’AMBASCIATA D’ITALIA A BRASILIA – GIORNATA DEL MIGRANTE ITALIANO

Il 21 febbraio si celebra in Brasile la “Giornata del migrante italiano”, istituita dal Congresso Nazionale con Legge n.11.687 del 2 giugno 2008. Un omaggio di cui siamo particolarmente grati, ma anche molto fieri, unitamente al rammarico di non poterlo celebrare presenzialmente al Congresso, come negli anni passati.

La commemorazione riguarda in particolare la spedizione di Pietro Tabacchi il quale, giunto nello stato di Espiritu Santo il 21 febbraio 1874, segna simbolicamente l’inizio del processo di immigrazione italiana in Brasile.

Gli italiani prima e gli italo-brasiliani poi, questi ultimi stimati oggi in circa 32 milioni, hanno dato un contributo fondamentale allo sviluppo del Brasile, in tutti i settori. Superata una fase iniziale non facile, essi rappresentano oggi una Comunita’ fondamentale nella vita del Brasile – politica, economica, scientifico-culturale e sociale – motivo di orgoglio per due Paesi legati da fraterni legami di amicizia e di intensa collaborazione, in tutti i campi.

L’Ambasciata d´Italia a Brasilia formula alla Comunità italiana ed italo-brasiliana ed a tutti gli Amici brasiliani i suoi migliori auguri, in una prospettiva di ulteriore consolidamento ed espansione dei gia’ profondi e sinceri rapporti bilaterali.

Viva il Brasile, viva l’Italia!

COMUNICADO DE IMPRENSA DA EMBAIXADA DA ITÁLIA EM BRASÍLIA – “DIA DO IMIGRANTE ITALIANO”

Em 21 de fevereiro, o Brasil celebra o “Dia do Imigrante Italiano”, instituído pelo Congresso Nacional com a Lei 11.687 de 2 de junho de 2008. Uma homenagem pela qual estamos particularmente gratos, mas também muito orgulhosos. Sentimentos que este ano se unem com o pesar de não poder celebrar presencialmente este dia no Congresso, como nos anos anteriores.

A comemoração diz respeito, em particular, à expedição de Pietro Tabacchi que chegou ao estado do Espírito Santo em 21 de fevereiro de 1874, marcando simbolicamente o início do processo de imigração italiana para o Brasil.

Os italianos primeiro, e depois os ítalo-brasileiros -estes últimos hoje estimados em cerca de 32 milhões- deram uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do Brasil, em todos os setores. Superada uma difícil fase inicial, representam agora uma Comunidade fundamental na vida do Brasil – política, econômica, científico-cultural e social – motivo de orgulho para dois países unidos por laços fraternos de amizade e intensa colaboração, em todos os campos.

A Embaixada da Itália em Brasília expressa seus melhores votos à Comunidade italiana e ítalo-brasileira e a todos os amigos brasileiros, numa perspectiva de maior consolidação e ampliação das já profundas e sinceras relações bilaterais.

Viva o Brasil, viva a Itália!